icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Como seria o Brasil se Fernando Collor ganhasse a eleição?

POR Isabela Ferreira EM Curiosidades 05/07/18 às 15h10

capa do post Como seria o Brasil se Fernando Collor ganhasse a eleição?

Boa parte dos brasileiros está antenada aos jogos da Copa do Mundo, evento este que sempre ganha enorme repercussão especialmente no Brasil. No entanto, vale lembrar que acontecimentos decisivos para o rumo de nosso país ainda estão por vir. É claro, estamos falando sobre as eleições 2018. Neste ano, os cargos que entram para a disputa eleitoral são os de deputados federais e estaduais, senadores, governadores, e também o de presidente da república.

Dessa forma, é inevitável que os candidatos que concorrem à presidência acabem entrando em maior destaque. Mas e aí, já sabe em quem vai votar? Já analisou as propostas de cada pré candidato? O dia de eleger um deles está mais próximo do que nunca e precisamos estar atentos às propostas de cada um.

Para ajudar você nessa missão, nós aqui da Fatos Desconhecidos damos continuidade à nossa série "Simplificando". O objetivo é mostrar um pouquinho sobre a vida política de cada pré candidato, apresentando também algumas de suas principais propostas acerca dos temas mais debatidos até então. Aqui, falaremos um pouquinho mais sobre Fernando Collor, pré candidato pelo PTC. No entanto, vale lembrar que ele ainda não apresentou propostas concretas sobre seu plano de governo, assim, mencionaremos um pouco sobre sua trajetória política.

Sobre o pré-candidato

Fernando Affonso Collor de Mello, mais conhecido como Fernando Collor, de 68 anos, foi prefeito de Maceió entre os anos de 1979 a 1982. Também ocupou o cargo de governador de Alagoas entre os anos de 1987 a 1989. Foi presidente do Brasil entre os anos de 1990 e 1992, considerado como o mais jovem eleito para o cargo, aos 40 anos de idade. No entanto, seu mandato não durou muito, uma vez que foi o primeiro comandante do Executivo a sofrer um processo de impeachment.

Atualmente Fernando Collor está em seu segundo mandato como senador e oficializou sua pré candidatura à presidência ainda em fevereiro deste ano. "Eu digo a vocês que este é um momento dos mais importantes da minha vida, como pessoa e como homem público. Hoje, a minha decisão foi tomada. Sou sim, pré candidato à Presidência da República", disse ele.

Segundo o Datafolha de junho, as intenções de voto para o pré candidato são de 1%. Cerca de 39% dos eleitores afirmam que não votariam nele, representando uma das maiores rejeições.

Propostas

Como mencionamos anteriormente, Collor ainda não apresentou propostas concretas para seu plano de governo. No entanto, ressalta que deve seguir com o programa já conhecido pela população. Durante uma entrevista, lembrou que o país está passando por momentos difíceis e afirma que as reformas são essenciais. Para ele, uma reforma política seria uma prioridade visando o número de partidos em nosso país. Para ele, essa enorme quantidade acaba dificultando a governabilidade.

Segundo o pré candidato: "Alguns avanços vêm sendo sentidos, mas muitas outras reformas precisam ser executadas. Sobretudo a política, para que possamos ter um conjunto de partidos que representem as faces ideológicas de uma sociedade. Não podemos conviver com 38 partidos, dos quais 27 com representação no Congresso Nacional. Isso traz uma possibilidade de ingovernabilidade muito grande".

Collor também se mostra a favor do parlamentarismo que para ele possui mecanismos capazes de amenizar crises. Ele ainda acredita que o parlamentarismo poderia garantir um relacionamento mais estreito entre o Parlamentar e o povo. Com essa forma de governo, Collor acredita que as ações poderiam ser mais transparentes. Além de claro, conferirem maior credibilidade e confiança ao país.

E então pessoal, o que acharam? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest