icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Como seria o Brasil se Geraldo Alckmin ganhasse a eleição?

POR Rafael Miranda EM Curiosidades 02/07/18 às 17h04

capa do post Como seria o Brasil se Geraldo Alckmin ganhasse a eleição?

A maioria dos brasileiros está ligada nas competições da Copa do Mundo que estão acontecendo em 2018. Entretanto, outro evento importante acontecerá neste ano e também deve causar bastante movimentação nos quatro cantos do país. Serão as eleições.

Como a maioria já sabe, neste ano os brasileiros elegerão governadores, deputados estaduais, federais, senadores e o Presidente da República. Pensando um pouco mais no cenário político que o Brasil passará nos próximos meses, a Fatos Desconhecidos resolveu trazer uma série de matérias chamadas de Simplificando.

Vamos apresentar um pouco da história e os planos de governo dos principais candidatos a presidente da república. Tudo apresentado de uma maneira simples e objetiva para que todos possam entender um pouco deste cenário da sociedade brasileira. No Simplificando de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre Geraldo Alckmin e seus planos de governo, caso ganhe a eleição.

Geraldo Alckmin

Nascido em 7 de novembro de 1952, em Pindamonhangaba (SP), Geraldo Alckmin já ocupou diversos cargos políticos desde o início de sua carreira, em 1972. Alckmin já foi governador quatro vezes, além de prefeito, deputado estadual, federal e vereador em outras ocasiões. O político também é conhecido por ter sido um dos fundadores do PSDB, ao lado de Fernando Henrique Cardoso e  Mario Covas.

Plano de governo

Para as eleições de 2018, o tucano já sondou vários nomes para fazer o seu plano de governo. Um dos destaques é o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) que ficou a cargo de redigir os planos para a área de educação. Uma das propostas do pré candidato é a federalização do ensino municipal. "Vou apresentar dois conjuntos de sugestões. Um deles é o governo federal adotar a educação de algumas cidades brasileiras que não têm condições de dar boa educação para suas crianças. É a federalização da educação municipal, mas de forma voluntária", afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo.

Além de Cristovam Buarque, outros nomes que integram a equipe de Alckmin são: o economista Persio Arida e o sociólogo Luiz Felipe D'Ávila, na área social. O presidenciável também quer formular um plano de governo especial para a região Nordeste, onde busca alcançar um maior eleitorado.

Economia

Na área econômica são apresentados planos como as reformas tributária e da previdência O candidato também tem propostas que envolvem algumas privatizações.

Segurança

Alckmin defende um maior investimento na área de segurança, com destaque na criação de uma Guarda Nacional. Ela teria como objetivo angariar jovens que terminaram o serviço militar obrigatório. Além disso ele defende uma integração maior através de uma Central de Inteligência.

Educação

Como dito anteriormente, o candidato quer investir no ensino básico através na federalização do ensino municipal. Além disso ele defende a reforma do Ensino Médio e tem como objetivo fazer o país subir no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e, consequentemente, elevar o PIB nacional.


Próxima Matéria
Via   Veja  
avatar Rafael Miranda
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest