icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Como seria o Brasil se Manuela D'Ávila ganhasse a eleição?

POR Isabela Ferreira EM Curiosidades 02/07/18 às 18h56

capa do post Como seria o Brasil se Manuela D

Em meio a tantos acontecimentos, principalmente a Copa do Mundo, as eleições acabaram ficando um pouco ofuscadas. No entanto, a corrida presidencial já teve início e o grande dia de eleger o novo representante de nosso país está cada vez mais próximo. E aí, já sabe em quem irá votar? Caso ainda esteja na dúvida, nós aqui da Fatos Desconhecidos podemos te dar uma ajudinha na tomada de decisão.

Demos início a uma série de matérias chamada "Simplificando", onde o foco é mostrar algumas entre as principais propostas de cada pré candidato à presidência. Já falamos sobre Ciro Gomes, Bolsonaro, Lula e João Amoêdo, e trazemos hoje as propostas de Manuela D'Ávila, candidata pelo partido do PCdoB. Confira!

Sobre a pré-candidata

 

Manuela Pinto Vieira D'Ávila, mais conhecida como Manuela D'Ávila, tem 36 anos e é formada em jornalismo. Deu início à sua carreira política enquanto fazia parte do movimento estudantil e em seguida entrou na política partidária. Se tornou a vereadora mais jovem de Porto Alegre, quando eleita em 2004.

Filiada ao PCdoB, foi deputada federal do Rio Grande do Sul entre os anos de 2007 e 2015. Em 2013 foi líder do partido na Câmara dos Deputados. Atualmente exerce o mandato de deputada estadual pelo mesmo estado, e é a primeira candidata à presidência pelo partido, desde a redemocratização.

Segundo pesquisas do Datafolha de junho, Manuela possui cerca de 2% das intenções de voto. Abaixo você poderá conferir algumas de suas propostas acerca dos acerca dos temas que estão sendo mais debatidos até então.

Propostas

Privatizações: a pré-candidata menciona que é preciso ter a mente aberta para discutir sobre o assunto, não se mostrando contra. No entanto, cita que as privatizações propostas pelo atual governo, de empresas como a Eletrobrás, Petrobrás e Banco do Brasil, representam a entrega de setores estratégicos de nosso país. Segundo Manuela: "O tema da privatização não é abstrato. O que o governo Temer propõe é o desmonte do estado brasileiro e eu sou absolutamente contra isso".

Reforma tributária: para Manuela, as dívidas públicas devem ser combatidas a partir de uma reforma tributária, uma vez que o assunto reflete diretamente na capacidade de arrecadação do estado brasileiro. Para ela, os pobres precisam pagar inúmeros impostos, enquanto os mais ricos tem maior isenção no assunto. Dessa forma, se mostra a favor da taxação de grandes fortunas.

Política econômica: Manuela defende que um projeto de desenvolvimento nacional deve ser criado com urgência, visando retomar o crescimento do país e a geração de empregos. Para ela: "Precisamos garantir um fundo soberano para o investimento num plano de obras".

Segurança pública: a candidata afirma que este é um tema central de sua campanha e que é preciso dotar policiais de capacidade de investigação. Para ela, o governo federal é responsável por capacitar e equipar estes policiais. Ela defende ainda uma política nacional de segurança pública, a criação de uma inspetoria nacional de polícia e de uma ouvidoria, a fim de garantir a legitimidade da ação da polícia em comunidades.

Causas sociais: a causa LGBT é um dos principais pontos da campanha de Manuela. Ela se compromete a auxiliar o direito à identidade de gênero, instaurar casas de apoio para prevenir violência contra LGBT's, fortalecimento do conselho nacional e a coordenadoria LGBT. Também apoia que a diversidade seja ensinada nas escolas.

Reforma trabalhista: para ela, a reforma apenas faz com que os empregados trabalhem mais e tenham menos direitos. Sua defesa é pela revogação do projeto.

E então pessoal, o que acharam? Deu pra ter uma ideia de como será o Brasil caso Manuela se torne presidente? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest