• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como seria o Brasil se Marina Silva ganhasse a eleição?

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      03/07/18 às 15h47

O ano de 2018 mal chegou na metade e já está marcado por inúmeros acontecimentos. Atualmente, a Copa do Mundo é o assunto que anda atraindo a maior quantidade de olhares, mas não devemos nos esquecer que as eleições presidenciais também estão se aproximando e representam uma nova oportunidade para os brasileiros. O voto é a principal forma de expressão popular que temos, capaz de tornar nossa sociedade democratizada.

Mas e aí, já sabe em quem votar? Conhece todos os pré candidatos? Caso ainda esteja com algumas dúvidas, nós aqui da Fatos Desconhecidos podemos te dar aquela forcinha. Aqui, damos continuidade à nossa série de matérias chamada "Simplificando", onde o foco é apresentar as principais propostas de cada pré candidato.

Agora você poderá conhecer um pouquinho mais sobre o plano de governo apresentado por Marina Silva, pré candidata à presidência da república pela Rede Sustentabilidade.

Sobre Marina Silva

Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima, mais conhecida como Marina Silva, nasceu na capital do Acre, Rio Branco. Aos 60 anos de idade, já possui mais de 30 na vida pública, dando início à sua carreira política no ano de 1984, como vice coordenadora da Central única dos Trabalhadores, em seu estado natal. No ano seguinte se filiou ao PT. A primeira vez que foi eleita para um cargo público foi no ano de 1988, quando se tornou a vereadora mais votada de Rio Branco. 

Também já foi deputada estadual, senadora e Ministra do Meio Ambiente, cargo este que ocupou até maio de 2008. Marina disputou as últimas duas eleições presidenciais, a primeira pelo PV e a segunda pelo PSB. Esta é a terceira vez que se candidata, agora representada pelo partido Rede Sustentabilidade.

Segundo o Datafolha, ela aparece em segundo lugar em todos os cenários em que Lula não está. As intenções de voto para a pré-candidata ficam entre 14% e 15%. Abaixo você pode conferir as principais propostas de Marina acerca de alguns temas que estão em maior destaque até então. Confere aí!

Propostas

Reforma trabalhista: Marina se mostra contrária à reforma proposta pelo governo Temer. Segundo ela: "É inadmissível ter trabalhadores que ficam em processo de espera, sendo convocados a qualquer momento pelo empregador".

Programas sociais: a pré candidata apoia a manutenção do Bolsa Família.

Previdência social: afirma que é inegável o déficit na Previdência e apoia que o debate sobre o tema seja feito com a sociedade como um todo e não apenas com a elite econômica do país. No entanto, ainda não apresentou uma proposta exata sobre as medidas a serem tomadas caso seja eleita.

Privatizações: Marina não se mostra contra as privatizações, mas não é a favor da venda de empresas como a Petrobrás, Eletrobrás, Caixa e Banco do Brasil.

Política econômica: a pré candidata afirma que não seria honesta se dissesse que reduzirá a carga de impostos. No entanto, tem como proposta combater o impacto sentido pelos mais pobres, promovendo uma divisão descentralizada dos recursos em benefício dos estados.

Segurança pública: Marina defende a criação de políticas públicas para atuarem em defesa da população que é mais vulnerável. Para ela, o problema da insegurança não é resolvido "distribuindo armas para as pessoas".

Teto dos gastos públicos: segundo ela, a PEC aprovada pelo governo Temer não passa de um "golpe" aplicado nas políticas públicas. Ela acredita que os gastos precisam ser controlados a partir de uma lei orçamentária e não com mudança na Constituição.

E então pessoal, o que acharam? Deu pra entender um pouquinho sobre como será o Brasil caso Marina seja eleita? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+