icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Como seria o mundo animal se não existissem os humanos?

POR Magno Oliver EM Mundo Animal 03/09/15 às 19h00

capa do post Como seria o mundo animal se não existissem os humanos?

Como seria a natureza sem a presença dos humanos para devastar florestas, destruir e poluir rios e lagos, deixar animais entrar em extinção, destruir a camada de ozônio? E se o nosso mundo fosse só de convívio entre animais não racionais?

Por conta da ação devastadora do homem, muitos animais acabaram entrando em extinção porque perderam seu habitat ou foram caçados para que perdessem a vida em função de encher o bolso de alguns caçadores.

Aqui no site da Fatos Desconhecidos, já foi exibida para você uma matéria com o registro dos animais com menos de 100 espécies no mundo vivas que estão à beira da extinção e para rever, basta (Clicar aqui e ver a matéria).

Mas como será que seria o mundo animal se os humanos não existissem? Um estudo (Clique aqui e veja) da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, divulgou como seria isso por meio de um mapa de como seria o mundo dos mamíferos sem a "interferência" do homem.

Na obra científica The World Without Us (O Mundo Sem Nós), Do professor da University of Arizona, Alan Weisman, ele afirma que grande parte da infra-estrutura física do mundo começaria a ruir imediatamente. Ruas, rodovias e avenidas começariam a rachar e entrar em processo de degradação.
Steve Mirsky Weisman, editor da SCIENTIFIC AMERICAN disse que a terra sem os humanos não duraria muito, pois o subsolo entraria em processo de corrosão e entraria em ruínas, surgindo crateras na rua.

Weisman afirma que se os humanos desaparecessem, os babuínos poderiam ter uma chance razoável de se tornarem uma espécie com habilidades de evolução e por serem capazes de dominar o planeta por conta de seus cérebros serem maiores entre os primatas.

O estudo afirma que o planeta Terra inteiro se apareceria com Serengeti, uma região no norte da Tanzânia na qual abriga a maior migração de mamíferos do mundo. A área é considerada uma das maravilhas naturais do mundo.

Segundo o texto da pesquisa, "um reflexo das atividades humanas passadas é o fato da maior diversidade de mamíferos de grande porte ser encontrada na região da África". Isso também inclui as restrições ambientais e climáticas. O norte da Europa, por exemplo, abrigaria animais como rinocerontes e elefantes, junto de lobos, ursos e alces.

A projeção foi feita em cima de estimativas de distribuição natural de cada uma das espécies, de acordo com condições ambientais, ecologia e biogeografia. A África é o único lugar com a maior diversidade de espécies de grande porte de mamíferos.

Segundo as análises dos cientistas, a grande quantidade de espécies diversificadas de mamíferos na África se deve ao fato de ser o único local onde os animais ainda não foram erradicados pelos seres humanos.

A projeção de como seria o mundo animal sem os humanos acabou apontando que seria Serengeti como o local/exemplo mais plausível e coerente. Regiões como o norte da Argentina, o sul do Brasil e Índia também apresentariam um grande número de animais em suas regiões.


Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest