icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Como seria o mundo se os nazistas tivessem vencido a 2ª Guerra Mundial?

POR Mateus Graff    EM História      13/06/17 às 16h04
capa do post Como seria o mundo se os nazistas tivessem vencido a 2ª Guerra Mundial?

Vocês já pararam para pensar em como o mundo estaria hoje se os nazistas tivessem vencido a 2º Guerra Mundial? Bom, nós já fizemos uma matéria para vocês sobre o que aconteceria se Hitler não tivesse suicidado, mas hoje resolvemos pegar um pouco mais pesado e falar sobre o que aconteceria se os nazistas tivessem ganhado a guerra.

É claro que não podemos dar aos nossos leitores uma resposta clara e absoluta, até porque, não podemos prever o futuro, mas podemos mostrar a visão de alguns especialistas do assunto. Bom, depois da série americana "The Man in he High Castle", onde os EUA e aliados perdem a guerra para Alemanha e Japão, esse assunto se tornou pauta. Para quem não sabe, essa coisa de imaginar o que aconteceria acontece há um bom tempo, como aconteceu, por exemplo, com o historiador Tito Lívio, em sua coleção de livros sobre a fundação do Império Romano e o que aconteceria se Alexandre, o Grande, tivesse expandido para o oeste e não para o leste.

Mas vamos direto ao assunto. No seriado "The Man in the High Castle", que é baseado no libro de Phillip K. Dick, os Estados Unidos é completamente ocupado por japoneses e alemães, tanto que no primeiro episódio, que se passa em 1962, um personagem anda pela cidade de Nova York, que está repleta de símbolos nazistas, incluindo uma versão da bandeira dos EUA com uma suástica.

Em outra cena, a famosa Estátua da Liberdade está "vestida" de nazista e faz saudação com o braço direito erguido, exatamente igual os nazistas faziam. A imagem do seriado causou tanta repercussão que o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, mandou retirar todos os anúncios do seriado nos trens e metrô de Nova York.

No libro de Dick, cientistas alemães ganharam a corrida nuclear, e as tropas de Hitler vencem a guerra após detonar uma bomba atômica sobre Washington. No caso, o Japão fica com a Costa Oste dos EUA, enquanto os alemães ficam com o principal território americano.

Na verdade, a trama do seriado gira em torno de um filme onde mostra cenas do mundo em que vivemos hoje e faz críticas as autoridades nazistas e japonesas, que reprimem com violência a circulação do filme e tentam descobrir que fez esse filme "ameaçador". E é claro que não poderia faltar pessoas querendo a sucessão de Hitler, que no caso, ainda está vivo e comandando as tropas, e vive um crescimento nas tensões com os japoneses.

Bom, talvez esse seriado mostre um pouco como o mundo seria terrível caso a 2º Guerra Mundial tivesse um final alternativo. Mas e você, o que acha que teria acontecido com o mundo caso os nazistas tivessem ganhando a guerra? Se você gostou da nossa matéria, talvez tenha interesse no nosso vídeo sobre o assunto, confiram:

Não esqueça de deixar o seu comentário!


Próxima Matéria
Via   BBC  
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest