icone menu


Como seria sua vida se estivesse vivo há 200 milhões de anos?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      26/03/19 às 18h50
capa do post Como seria sua vida se estivesse vivo há 200 milhões de anos?

Viver hoje em dia parece ser algo muito prático, não é mesmo? A civilização nos proporcionou mecanismos que facilitaram bastante a nossa vida. Temos automóveis para nos transportar, aviões para nos deslocar em grandes distâncias, telefones celulares para nos comunicarmos, além da internet para fazer basicamente quase tudo. Enfim, há tantas coisas...

Tecnicamente, não precisamos caçar para adquirir o alimento, lutar para defender a nossa casa, ou fugir de potenciais predadores. Ainda bem que vivemos nessa época, mas e se a realidade fosse diferente? E se vivêssemos há 200 milhões de anos atrás, quando nada disso existia? Temos alguns palpites. Confira.

Pangeia

Há 200 milhões de anos atrás, o mundo não tinha telefones celulares, eletricidade ou até mesmo outros seres humanos. Será que seriamos capazes de viver nesse novo mundo? Talvez fosse até legal ter um dinossauro como animal de estimação. Isso mesmo, nessa época, a Terra ainda era habitada pelos gigantes dinossauros.

O mundo era bastante diferente durante o período triássico tardio. O Pangeia foi um supercontinente que continha diferentes partes do mundo de hoje. A Austrália no Sul, a América do Norte no Noroeste e a Europa no Leste, todas elas interconectadas. Imagina que legal, poderia levar algum tempo, mas em teoria você poderia ir andando da Califórnia para a França.

No entanto, você não veria a Calçada da Fama de Hollywood ou a Torre Eiffel, já que elas nem existiam nesse tempo. Ao invés disso, você daria de cara com vários dinossauros correndo. Viajando pela Pangeia, você não teria muito o que se preocupar com dinossauros como o Dilong, que pesa aproximadamente 11 kg, eles não representam uma grande ameaça.

Em contrapartida, o Melanossauro, que mede cerca de 12 metros de altura, poderia ser um potencial predador, e você poderia acabar virando um saboroso lanchinho. Segundo os cientistas, o final do período triássico foi quando começaram a aparecer os primeiros dinossauros.

Dinossauros de todos os tipos e tamanhos estariam espalhados por toda parte. E você muito provavelmente se depararia com algumas outras criaturas estranhas que nunca viu antes. Algumas delas poderiam te lembrar de alguns animais atuais. Como o Drepanosaurus, com sua pele réptil e costas arqueadas, pode ser uma das primeiras versões de aves a existir no planeta.

Período triássico

O período triássico foi muito importante e rendeu 50 milhões de anos de evolução. Foi um tempo sem muita competição entre as espécies. Antes deste período, 70% das criaturas que viviam na Terra foram eliminadas em um evento de extinção em massa. E muitos dos animais dessa época conseguiram prosperar e crescer sem ter que ficar constantemente preocupados com possíveis predadores.

Adentrando o interior do Pangeia, você notaria as mudanças massivas do clima. Nas extremidades do supercontinente, você encontraria grandes florestas exuberantes e grama verde. O que mudaria consideravelmente o seu interior.

Para os cientistas, existe a possibilidade de que grande parte do Pangeia seria um deserto seco. Isso porque a massa de Terra era tão grande, que o interior não teria recebido os efeitos refrescantes do oceano.

E por falar em oceano, o conhecido como Pantalassa, este cercou todo o Pangeia e cobriu 70% de toda a superfície da Terra. O oceano Pantalássico era extremamente mortal. Devido ao seu enorme tamanho, era muito fácil produzir grandes furacões e monções, eventos esses com um clima potencialmente fatal.

E se você conseguisse, de alguma forma, sobreviver a vários milhões de anos, você se encontraria no período Jurássico, onde os dinossauros realmente prosperam. Você poderia facilmente se encontrar com um tiranossauro ou um braquiossauro. Mas pensando melhor, ter um dinossauro como animal de estimação, talvez não seja uma boa ideia.

E você, o que achou? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+