• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como sobreviver em uma ilha deserta?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      17/10/19 às 19h49

Todos nós estamos acostumados a levar uma vida bem cômoda, e graças à tecnologia cada vez mais confortável, não é mesmo? Temos tudo à nossa disposição o tempo todo. Água para beber e usar para fazer todas as atividades domésticas, todo tipo de comida e suplemente disponível no supermercado, um teto seguro sobre nossas cabeças e etc. Tendo isso diariamente a gente nunca pensa no que faria, caso lhe faltasse tudo isso. Até porque ninguém espera pelo pior. Mas isso não quer dizer que não devemos estar preparados, caso algo totalmente inesperado aconteça. E como nunca sabemos o dia de amanhã, o que você faria caso estivesse preso em uma ilha deserta?

Muitos de nós não saberia o que fazer nessa situação. Imagina só, ficar preso, em meio à natureza, numa ilha isolada, sem nenhum meio de comunicação e sem nenhum tipo de equipamento de sobrevivência? É, isso pode acontecer. Mesmo que viagens de navio ou avião sejam muito seguras, acidentes simplesmente acontecem. Então, é bom estar preparado e essas técnicas básicas de sobrevivência te ajudarão nisso. Caso um dia você fique perdido em meio à uma ilha deserta, já sabe o que fazer.

1 - Procure por outras pessoas

No caso de um acidente de navio ou avião, a primeira coisa a se fazer, ao chegar em terra firme, no caso na ilha, é procurar por outras pessoas. Pode ser que haja sobreviventes precisando de ajuda, assim como você irá precisar também. Encontrar outras pessoas pode tornar a situação menos assustadora, já que você terá companhia para aguentar tudo e ajuda para sobreviver. Sem contar que, quanto mais gente, mais força de trabalho e inteligência para lidar com a situação.

2 - Busque uma fonte de água potável

Depois de procurar por outros sobreviventes, a primeira coisa a se fazer é procurar alguma fonte de água potável. Como todo mundo sabe, a água é essencial, e sem ela, não vamos sobreviver por muito tempo. A desidratação pode matar muito rápido, em até três dias. Então, você não vai querer morrer de cede, literalmente. E não se desespere e beba água salgada, porque ela só vai piorar a sua desidratação, não vai matar a sede e ainda irá causar problemas de saúde.

Nesse caso, algumas fontes de água sugeridas são a chuva. Se der sorte de chover, nesse momento, use todo e qualquer tipo de recipiente que encontrar, para estocar a água que cair do seu. No meio de uma ilha deserta, o melhor lugar para procurar por água é no seu interior. Quanto mais para dentro você for, maiores serão as suas chances de encontrar água. Dependendo do tamanho da ilha, pode ser que encontre até riachos e cachoeiras com água doce.

3 - Construir/procurar um abrigo

Depois de encontrar uma fonte de água, agora, você precisa encontrar ou construir um abrigo para lhe manter seguro e protegido. Um abrigo é essencial porque lhe proporcionará um lugar para descansar e se recuperar, além de proteger contra o frio, chuva e animais perigosos. Existem diversos tipos de abrigo. Se você tiver sorte, pode até encontrar uma caverna segura para ficar. Mas caso precise construir um, isso vai depender de que tipo de material você terá disponível na ilha. Você pode construir uma abrigo simples, do tipo telheiro. Nesse caso, será necessário troncos ou galhos de árvore sólidos para montar a estrutura, e folhas e ramos para cobrir a parede e o teto do seu abrigo.

4 - Faça uma fogueira

Agora que você já tem uma fonte de água e um abrigo sobre sua cabeça, precisará se aquecer. Então, você vai precisar fazer uma fogueira natural. O que não é muito difícil, se você tiver o material certo e a técnica para fazer fogo. Obviamente, você precisará de pedaços de madeira, galhos e gravetos secos para formar uma pilha de madeira. Depois, é importante algum material que pegue fogo com facilidade, como cascas secas de árvore. Vai ser literalmente como você vê nos filmes, você irá esfregar o graveto sobre as folhas até que o atrito gere uma faísca, para gerar o fogo para sua fogueira. Pode ser um pouco cansativo esse processo, mas sua vida depende disso, então, mãos ao fogo. Conforme o fogo for consumindo o material, acrescente mais pedaços de madeira e folhas secas, para aumentar e manter a fogueira acesa.

5 - Sinalização de emergência

Se você tem esperança de ser resgatado, o ideal é deixar alguma sinalização para facilitar o trabalho da equipe de resgate. Assim, será mais fácil que o socorro chegue até você. Algumas opções comuns de sinais que aumentam a visibilidade da sua locação são: fazer fumaça, escrever mensagens na areia ou usar pedaços de madeira para soletrar palavras.

5 - Procurar comida

Agora que você já lidou com as necessidade urgentes de sobrevivência, é hora de se concentrar em outros aspectos importantes, como a comida. Encontrar, pegar e preparar alimentos é uma das necessidades críticas e mais difíceis nesse tipo de situação. Embora o ser humano consiga sobreviver algum tempo sem comer, uma hora ou outra você precisará se alimentar. Até porque você precisará de muita energia para sobreviver a todas as adversidades dessa aventura.

Então, é importante ter essas dicas em mente, quando for procurar comida em uma ilha deserta. Primeiro, que provavelmente haverá peixes comestíveis nas águas ao redor da ilha. Então, já é um começo, improvise uma vara de pesca com um graveto afiado.

Também é possível que existam frutas comestíveis na ilha, então foque em procurar por cocos, bananas e outras frutas. Mas é importante estar atento ao perigo de alimentos desconhecidos, que podem ser venenosos. Para saber se uma fruta ou folha é venenosa, esfregue-a nas mãos, se não houver nenhuma reação alérgica, tente passar nos lábios. Se mesmo assim, não tiver nenhum sinal de intoxicação, coloque um pedaço na boca, por alguns minutos, antes de cuspi-lo. Se não apresentar nenhum sintoma adverso, tente comê-lo.

7 - Pense em maneiras de se defender

Tenha em mente que você está em uma ilha deserta, então, é bem provável que haja animais perigosos nela. Então, parte do seu manual de sobrevivência inclui se manter seguro de todas as possíveis ameaças. Evitem possíveis confrontos com animais perigosos, mas esteja preparado caso precise se defender. Nesse caso, o ideal é fazer uma lança simples ou uma faca, a partir de galhos que encontrar pela ilha.

8 - Aguardar o resgate

Agora que você já fez de tudo que estava ao seu alcance para sobreviver, o que lhe resta é esperar o resgate. Depois de fazer um abrigo, sinalizar a sua localização, é hora de ter paciência. Permanecer no mesmo local diminuirá, consideravelmente, os perigos da ilha desconhecida, e ainda aumentará as suas chances de ser encontrado mais rapidamente. Evite andar pela ilha, isso aumenta as suas chances de se ferir ou se perder.

Pronto, esse é o básico que você pode aprender sobre uma situação adversa como essa. É claro que ninguém quer passar por isso, mas é bom ter uma ideia do que fazer. Enfim, o que você achou dessas dicas de sobrevivência? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+