icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Como surgiu a comemoração do Dia dos Pais?

POR Thamyris Fernandes EM Curiosidades 10/08/14 às 01h09

capa do post Como surgiu a comemoração do Dia dos Pais?

Assim como o Dia das Mães, a comemoração criada para homenagear os pais foi pensada como uma data comercial. Isso mesmo, ela surgiu durante a depressão, nos Estados Unidos, e foi uma forma pensada pelos comerciantes de roupas masculinas de Nova York para movimentar o comércio, vendendo especialmente cartões comemorativos e gravatas.

Mas calma, nem tudo foi movido com um sentido puramente comercial. Dizem que a data foi pensada por uma garota, chamada Sonora Louise Smart Dodd. A inspiração aconteceu em 1909, quando a menina atendia a um serviço religioso dedicado ao Dia das Mães.

Acontece, no entanto, que a jovem havia perdido a mãe, que não conseguiu sobreviver ao parto da última filha. Dessa forma, sua família havia ficado somente aos cuidados do pai, um ex-militar, que fazia o impossível para criar as filhas.

Essa admiração que Sonora sentia pelo pai fez com que ela sugerisse a criação desse dia comemorativo, que foi celebrado, pela primeira vez, em 19 de junho de 1910. Como a data foi se espalhando pelo país, Nixon acabou oficializando o Dia dos Pais em 1972, que passaria a ser comemorado no terceiro domingo de junho.

No Brasil, por outro lado, a comemoração só chegou em 1953, mas realmente só se tornou popular em 1955, quando veículos de comunicação se uniram para divulgar o novo marco que agitaria o comércio brasileiro. Para isso, rádios e canais de televisão promoveram um concurso do Dia dos Pais, em São Paulo, em que seriam eleitos o pai mais jovem, o mais velho e o com maior número de filhos. A partir de então, a celebração começou a acontecer no segundo domingo de agosto, como permanece até hoje.

Mas, ao que tudo indica, essa ideia de render homenagens ao paizão não é uma invenção exclusiva do século 20. Há registros de que o costume tenha existido a cerca de 4 mil anos, na Babilônia. Com certeza a comemoração não seguia os moldes que conhecemos hoje, mas uma placa de argila foi encontrada com uma mensagem de felicitações, escrita por um garoto que se chamava Elmesu, ao seu pai.


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest