• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como surgiu a ideia de 7 brinquedos icônicos

POR Bruno Dias    EM Entretenimento      29/11/19 às 19h57

O tempo não para e, com ele, várias inovações vêm surgindo, mas sempre nos lembramos com uma certa nostalgia do nosso tempo de infância. Uma coisa, que marcou muito a vida das pessoas do passado, foram os brinquedos, que também passaram por evoluções extremas. A maioria desses brinquedos eram manuais e tiveram bastante influência no desenvolvimento das crianças.

A infância das crianças, das décadas passadas, tiveram brinquedos icônicos e que, até mesmo, os jovens millenials conhecem. Mas o que muitos podem não saber, é de onde as ideias para fabricá-los surgiram. Mostramos aqui como foram criados alguns deles.

1 - G.I.Joe

Em 1963, foi quando surgiram os primeiros protótipos dos bonecos militares. Eles foram criados pelo agente Stan Weston, que vendeu o conceito do boneco, por 100 mil dólares, para a empresa Hasbro. A empresa de brinquedos viu o potencial dos bonecos, que faziam referência ao Government Issue, ou JOE, que era a forma como os membros das Forças Armadas dos Estados Unidos eram conhecidos.

Mas a ideia dos bonecos foi inspirada em uma tirinha, criada por David Breguer, para uma revista militar, distribuída na década de 1940. Os brinquedos vieram ao Brasil, com o nome de Falcom, em 1964.

2 - Star Wars

A empresa Kenner Products foi quem fabricou os primeiros bonecos do filme Star Wars, em 1977. Nesse mesmo ano, antes do filme, a Marvel lançou as primeiras histórias em quadrinhos, de Star Wars. Elas tinham narrativas diferentes das do cinema e foi delas que a inspiração veio.

Ao todo, foram fabricados 12 personagens na primeira coleção de bonecos. E em 1985, essa produção aumentou para mais de 90 peças. E com o passar dos anos, várias empresas foram fazendo e vendendo versões dos bonecos da saga.

3 - Hello Kitty

Ela é a gatinha mais famosa do mundo e apareceu, pela primeira vez, no Japão, em 1974. Ela estava estampada em um moedeiro. A empresa, que foi responsável pela criação da personagem, foi a Sanrio. E depois de ver o sucesso que a personagem fez em seu moedeiro, a empresa começou a fabricar vários itens, com essa personagem fofa.

O nome Hello Kitty foi escolhido para ser em inglês, porque, na época, a cultura norte americana e inglesa eram muito populares entre as jovens japonesas. Em uma entrevista, o seu criador, Shintaro Tsuji, disse que a personagem traz mensagens cheias de valores.

"Hello Kitty quer que sejamos amáveis uns com os outros. O laço representa as conexões humanas e, não ter boca, significa que temos que nos expressar com nossas ações, não só com palavras", disse.

4 - He Man

O boneco que tinha toda "a força" era loiro e tinha uma pele bronzeada. Ele era extremamente popular nos anos 1980 e 1990. Roger Sweet, o designer do boneco, apresentou três versões para a Mattel. Um bárbaro, um soldado e um homem do espaço.

E em 1981 e 1982, a linha 'Masters of the Universe' foi lançada no mercado. Nela, tinham figuras como He Man e Esqueleto. E junto com os brinquedos, a Mattel incluía mini gibi, contando a história dos personagens. Originalmente, He Man tinha um machado. Mas com o tempo, foi trocado por uma espada. E foram os quadrinhos, que acompanhavam os brinquedos, que serviram como base para os desenhos animados.

5 - My Little Pony

A primeira geração desse brinquedo icônico foi lançada em 1983. Ele começou porque um designer da Hasbro, que gostava muito de cavalos, teve a ideia de oferecer um brinquedo alternativo às bonecas. A primeira versão da ideia foi criada em 1981, e se chamava "My Pretty Pony". Ele era marrom e feito com um plástico duro. Além de ser maior do que os modelos que conhecemos hoje.

Como os pôneis fizeram sucesso, a empresa resolveu encomendar uma série de desenho animado, que foi inspirada em seu produto. Essa animação é considerada um clássico dos anos 1980 e veio ao Brasil com o nome de "Meu pequeno pony".

6 - LEGO

A origem das peças LEGO se deu na década de 1930, na Dinamarca. O seu criador, Ole Kirk Kristiansen, fabricava brinquedos de madeira e teve a ideia de fazer mini tijolos de plástico. E o nome é a junção de duas palavras, em dinamarquês, "leg godt", que significam "brincar bem".

Desde sua criação, o conceito é o mesmo. Os blocos LEGO fazem parte de um sistema, onde a criança pode fazer milhões de combinações diferentes.

7 - Barbie

A boneca mais icônica do mundo chegou a causar um certo desconforto, nas mães da sua época. Ela é fabricada pela Mattel, desde 1959. A inspiração, para a Barbie, vem de uma boneca erótica alemã, chamada Bild Lili.

A Barbie fez sucesso entre as meninas, porque elas podiam brincar finalmente com bonecas que não fizessem o papel de dona de casa. E desde o ano 2000, ela virou personagem de mais de 30 filmes animados.

Próxima Matéria
Via   MSN  
Imagens MSN
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+