icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Como surgiu o SUS?

POR Erik Ely EM Curiosidades 17/07/20 às 01h41

capa do post Como surgiu o SUS?

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um sistema de saúde pública que abrange todo o território nacional. Mas, além disso, ele também é um dos maiores do mundo. Isso porque, além dos mais variados tipos de atendimento, o SUS também conta com cirurgias simples e até mais complexas. Desse modo, parece que o sistema sempre existiu, mas não é bem assim. Por isso, hoje, vamos responder como surgiu o SUS.

De acordo com a legislação brasileira, todos os brasileiros e brasileiras têm direito, desde a data do nascimento, aos serviços de saúde gratuitos. Para se ter uma ideia, o Brasil é o único país com mais de 200 milhões de habitantes que conta com um sistema de saúde público e que prevê assistência para toda sua população.

Um grande avanço na luta pelo direito universal à saúde

No ano de 1988, o SUS foi criado pela Constituição Federal Brasileira. Nessa época, muito se dizia que era dever do Estado garantir saúde para toda população dentro do território nacional. No entanto, a luta pela sua criação vem de muito antes e surge nos anos 1970 e 1980. Antes da crianção do Sistema Único de Saúde, diversos grupos se engajaram a favor do movimento sanitário. Desse modo, a criação do sistema representou um grande avanço na luta pelo direito universal à saúde.

Mesmo com sua criação no final dos anos 1980, o SUS não chegou da forma que o conhecemos hoje. Seu planejamento se iniciou em 1986 e sua implantação foi feita de forma gradual. Portanto, primeiro, o sistema se iniciou como SUDS (Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde) e trouxe a universalização do atendimento. Depois disso, o projeto anterior de saúde, o INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social) se fundiu ao Ministério da Saúde. Entretanto, somente em 1993, o INAMPS foi, de fato, extinto.

Assim, em 1990, foram criados os preceitos que regem a instituição até os dias de hoje. Isso foi feito por meio da Lei Orgânica da Saúde, instituída pelo Congresso Nacional. Depois disso, a população brasileira passou a, efetivamente, ter direito à saúde universal e gratuita.

O SUS foi inspirado no sistema público de saúde do Reino Unido

Durante a sua criação, o SUS teve bastante inspiração no National Health Service (Serviço Nacional de Saúde, em tradução livre) ou NHS, do Reino Unido. Sendo criado em 1948, o NHS, que atua na Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, sempre coexistiu como sistema privado.

Atualmente, o Ministério da Saúde é o órgão federal responsável por gerir o SUS e conta com recursos provenientes da União, do Distrito Federal, dos estados, e dos Municípios. Hoje, com mais de 30 anos, o SUS representa uma das maiores conquistas do povo brasileiro.

De forma simplificada, o SUS atende todos aqueles que procuras suas unidades. Ou ainda, que possuem necessidade de atendimento de emergência. Por exemplo, atendimentos prestados pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) são fornecidos pelo SUS, entre outros serviços. Para se ter uma ideia, apenas no de 2014, foram realizados mais de 4,1 bilhões de procedimentos ambulatoriais e 1,4 bilhão de consultas médicas em todo o país.


Próxima Matéria
Via   R7     Blog da Saúde  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest