• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como Vingadores: Ultimato conseguiu superar Avatar na bilheteria

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      23/07/19 às 16h21

Há poucos dias, Vingadores: Ultimato ultrapassou oficialmente a bilheteria mundial de Avatar. O filme de James Cameron se manteve como a mais lucrativa da história por dez anos. Foram dois feitos admiráveis do cineasta. O primeiro, em conseguir alcançar mais de U$ 2 bilhões de dólares ao redor do mundo. Outro, em manter esse título por tanto tempo assim. Curioso lembrar como Titanic ocupou o segundo lugar por um longo período, obra também assinada pelo cineasta. Dessa forma, todo o respeito a James Cameron, que acaba de ser destronado por Vingadores: Ultimato.

Para as pessoas mais empíricas, um simples "porque é melhor" bastaria para replicar o título da matéria. Opiniões à parte, existem fatores externos que precisam ser levados em consideração no início de tal discussão. A seguir, faremos um breve apanhado sobre planejamento, oportunidade, estratégia, temporalidade e inflação. Haverá, claro, alguns números, mas nada assustador. Dito isso, hora de analisar como, exatamente, Vingadores: Ultimato conseguiu superar Avatar na bilheteria mundial.

O caminho até o topo

O universo cinematográfico da Marvel nem sempre foi tão planejado como muitos imaginam. Assim como todo estúdio, ela também tinha ambições com o lançamento do primeiro Homem de Ferro. O primeiro acerto foi adaptar um herói desconhecido na época. Não haveria cobranças, comparações e ainda se ganhariam pontos com a novidade por ser um personagem fora da DC Comics. Como bem sabemos, deu mais do que certo. A partir desse momento, o estúdio passou a elaborar melhor seu mundo compartilhado no cinema. Cada vez mais audacioso.

Após o sucesso absurdo de Os Vingadores, não restavam dúvidas sobre a solidificação do MCU. Assim foi pelos anos seguintes, aproveitando a crescente tendência do gênero super-heróis. Vários arcos e momentos culminados em Vingadores: Ultimato. O planejamento desse universo foi um dos fatores influenciadores no resultado estratosférico na bilheteria mundial. Afinal, o estúdio conquistou um público fiel ao longo de 23 filmes lançados e um total de U$ 22 bilhões de dólares arrecadados.

Bilheteria em números

No entanto, o elemento de destaque nessa equação fica por conta da inflação. Avatar estreou nos cinemas em 2009, quando o preço médio do ingresso nos Estados Unidos era de U$ 7,50 dólares. Atualmente, o valor foi elevado para U$ 9,01 dólares. De acordo com o reajuste do Box Office Mojo, caso Vingadores: Ultimato fosse lançado na mesma época, sua arrecadação na bilheteria americana seria de U$ 711 milhões de dólares. Chegando perto do total de Avatar naquele ano, U$ 749,7 milhões. Sem qualquer ajuste inflacionário, Ultimato ainda ficaria em segundo lugar, atrás de Star Wars: O Despertar da Força, que teria U$ 854,2 milhões.

Importante lembrar que esses números são referentes à bilheteria dos Estados Unidos. Agora, em 2019, com os valores reajustados a nível global, Avatar permaneceria na frente, com sólidos U$ 3,2 bilhões de dólares. Uma diferença de U$ 500 milhões do que foi arrecadado originalmente. A segunda posição, contudo, ainda não seria de Vingadores: Ultimato. Com a correção da inflação, o filme cairia para quinto lugar, atrás de, respectivamente, E O Vento Levou, Avatar, Titanic e Star Wars.

O verdadeiro campeão

O sucesso da obra de James Cameron é inegável, contudo, o caminho foi longo. Demorou para Avatar alcançar tais números. Em paralelo, Ultimato teve uma abertura mundial de impressionantes U$ 241,6 milhões de dólares. Em uma semana, o filme chegou na casa do bilhão. Ainda mais admirável, foi a época de lançamento. Avatar estrou em dezembro, período dos recessos ao redor do mundo. As férias do verão americano são bastante visadas pelos estúdios a fim de conseguir maior lucro. Entretanto, a Marvel colocou Ultimato no cinema em abril, pouco depois do primeiro trimestre do ano. Isso mostra o tamanho da confiança conquistada durantes esses anos.

Apesar disso, o estouro durou duas semanas. No fim das contas, Vingadores: Ultimato precisou ser relançado nos cinemas pouco tempo após sua estreia para, enfim, conseguir ultrapassar James Cameron. Antes de Avatar, o topo foi de Titanic, lançado em 1997. Será que daqui dez anos, mais ou menos, teremos outra quebra de recorde mundial no cinema? Seja como for, o mais difícil mesmo será destronar E O Vento Levou com o reajuste da inflação. O filme é de 1939 e, até hoje, ninguém foi capaz de alcançá-lo!

Próxima Matéria
Via   SR  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+