• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como viver até os 100 anos, segundo os próprios centenários?

POR Jesus Galvão    EM Entretenimento      26/09/19 às 23h34

Talvez, um dos maiores desejos das pessoas seja ter uma velhice saudável. Afinal de contas, assim como quando crianças, quando envelhecemos, nosso corpo se torna mais frágil e suscetível às doenças. Do mesmo modo, a disposição e a resistência diminuem. Se imaginarmos tudo isso, após os 100 anos, tudo fica ainda mais complicado.

Tudo o que mais queremos, nessa etapa da vida, é aproveitar tudo ao máximo, sem os fardos de outrora. É ter um tempo para viver, sem toda a pressão e os anseios da juventude. Entretanto, esta, muitas vezes, não é uma tarefa muito fácil de ser realizada. Portanto, todo o conselho e ajuda para conseguirmos alcançar uma vida longa e saudável são bem-vindos.

Para a indústria dos cosméticos, basicamente, uma vida longa se resume a cremes antienvelhecimento, rotinas de cuidados com a pele e suplementos. Quando, na verdade, nos sabemos que, de nada adianta tomar centenas de pílulas, se sua vida é cercada de estresse e falta de cuidados com todo seu corpo e mente.

Aparentemente, todas as pessoas, que chegaram a atingir os 100 anos, o que é de fato uma grande conquista, possuem seus próprios hábitos e rotinas. Quando completou 116 anos, por exemplo, uma senhora, chamada Susannah Mushatt Jones, disse que alcançou tamanha longevidade por comer diariamente 4 fatias de bacon.

Já para estadunidense, Agnes Fenton, uma mulher de 110 anos, isso se deve às três latas de sua cerveja favorita por dia e um shot de seu Whisky favorito às 17h. De cochilos diários a sorvetes, a lista de conselhos e dicas pode ser bem variada.

O fato é que, nós humanos temos um desejo tão grande de desvendar os segredos da longevidade, que pesquisadores mapearam algumas partes do mundo onde as pessoas vivem mais tempo. Esses lugares foram chamados de "zonas azuis".

A longevidade

Nas zonas azuis, os cientistas estudaram quais fatores essas pessoas, que tinham uma longa vida, tinham em comum. Entre itens que foram percebidos pelos pesquisadores, vale destacar os fortes laços familiares, uma dieta quase vegetariana e exercícios físicos regulares.

No entanto, uma pergunta ainda não foi respondida: existe mesmo uma receita ideal para uma vida longa, ou tudo seria apenas fruto do acaso? Genética?

Um documentário, de pouco mais de 10 minutos, foi produzido para tentar responder a essa pergunta. Nele, mais de 100 pessoas nos dão conselhos variados, sobre como conseguir viver muito e de forma saudável. Curiosamente, pessoas apaixonadas por Whisky e cigarros também estão em meio a eles.

O iraniano de 110 anos, conhecido Mohammed, vive com sua sua esposa, Ashraf, de 100, em Toronto, no Canadá. Para o homem centenário, o segredo, para uma vida longa, é se manter ativo. Outro conselho do iraniano é mastigar bem seus alimentos. Do mesmo modo, comer frutas todas as manhãs. Já para Ashraf, ter atitudes positivas e rir das coisas "ruins" da vida é o grande segredo.

Zoltan Sarosy, um outro idoso de 110 anos, que é mestre em xadrez, diz que manter a mente afiada é seu grande conselho. Para manter sua mente em dia, ele lê as notícias diariamente e envia e-mails a amigos e familiares. Sarosy comprou seu primeiro computador aos 95 anos.

Outro exemplo, é Ruth Coben, para quem os exercícios são fundamentais. Coben é apaixonada por pilates e, segundo ela, devemos celebrar todos os dias e nos esquecermos um pouco do calendário. Segundo Coben, o único dia que importa, verdadeiramente, é aquele que você está vivendo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   CBC  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+