icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Computador alemão com informações confidenciais foi vendido por 100 dólares na internet

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      19/03/20 às 23h06
capa do post Computador alemão com informações confidenciais foi vendido por 100 dólares na internet

A evolução de tecnologia mudou bastante a vida das pessoas nos últimos anos. É quase impossível nos dias de hoje, alguém conseguir ficar um dia inteiro sem seu celular. Esse dispositivo é bastante importante e essencial para o trabalho de muitas pessoas. E tem aqueles que ficam angustiados e até mesmo sofrer alguma crise de ansiedade pelo fato de não conseguirem ter acesso à internet.

O fato é que a modernidade nos proporcionou muitos avanços e facilidades. Uma das principais delas é o computador. Ele passou por várias mudanças, ao longo dos anos. Desde aqueles gigantes, que tinham tubos atrás, até os mais modernos notebooks que se transformam em tablets. Uma constante dos computadores foi diminuir de tamanho conforme o tempo.

A princípio, o principal uso do computador era para algo profissional. Mas com o passar do tempo, fomos vendo que ele pode ser usado para muitas outras coisas. Eles são usados por técnicos de informática, programadores, web-designers e praticamente por todas as outras profissões.

E além de ter seus fins profissionais, o computador já foi usado também por militares. Para que eles conseguissem traçar planos e trocar informações, sem que fosse descobertos pelos inimigos. E assim como hoje, que nossos dados, preferências, tipos de compras e assuntos que gostamos ficam salvos no computador, antigamente, acontecia a mesma coisa.

Por mais que passe o tempo, se o antigo dono não deu um limpa em seu computador, as informações ainda continuarão ali. Foi isso que descobriu uma equipe de pesquisadores, que comprou um laptop que pertencia às Forças  Armadas alemãs. Eles conseguiram comprar a máquina no eBay e pagaram somente 100 dólares.

Computador

O que eles não imaginavam era que o computador viria com algumas informações militares confidenciais. E surpreendentemente, essas informações estavam com acesso facilitado.

No disco rígido do computador , ainda tinham dados sobre como derrotar o sistema de defesa aérea móvel, chamado "LeFlaSys Ozelot". Esses sistema foi implantado, pela primeira vez, há 19 anos. E de acordo com a revista alemã "Der Spiegel", ainda hoje, ele é usado. Esse sistema pode reagir às ameaças aéreas, além de ser capaz de proteger as tropas, enquanto elas estão se movendo.

"Informações sobre como operar o sistema de aquisição de alvos, bem como a própria plataforma de armas podem ser encontradas lá. E, é claro, instruções sobre como destruir todo o sistema para impedir seu uso pelas forças inimigas", disse Tim Berghoff, especialista em segurança.

Surpreendentemente, essa não é a primeira vez, que computadores que são vendidos no eBay, vêm com esse tipo de documento. Em julho de 2019, um engenheiro florestal alemão comprou um computador, que tinha os manuais de instrução para o lançamento de um foguete chamado Mars.

O computador, que foi vendido no eBay por 100 dólares, tinha o Windows 2000 como seu sistema operacional e não estava protegido com nenhuma senha.

"O login para o programa que continha a documentação do sistema de armas foi protegido com uma senha muito fácil de adivinhar", ressaltou Alexandra Stehr, membro da equipe de segurança.

O quão fácil era a senha? O nome de usuário era "convidado" e a senha era "convidado".


Próxima Matéria
Via   Futurism  
Imagens Moby geek
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest