icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Confira 7 novas espécies descobertas pela ciência em 2019

POR Erik Ely EM Natureza 18/12/19 às 12h10

capa do post Confira 7 novas espécies descobertas pela ciência em 2019

No ano de 2019, diversas descobertas de novas espécies ocorreram, ao redor de todo mundo. Contudo, por mais que estejamos avançando no que sabemos das espécies, estima-se que mais de 90% das espécies da natureza continuam desconhecidas. Por isso, toda conquista que temos a cada ano é de extrema importância. Dessa forma, resolvemos listar 7 novas espécies descobertas pela ciência, em 2019.

É válido lembrar que, cada espécie recém-descoberta, funciona como um lembrete do papel que precisamos desempenhar. E claro, que para melhorar a preservação dos preciosos ecossistemas que possuímos. Ao todo, estima-se que, somente esse ano, foram adicionadas 71 novas espécies de plantas e animais na nossa lista de fauna e flora ambiental. E somente nessa década, foram 1.375 novas espécies.

1 - Siphamia Arnazae

O peixe de Papua Nova-Guiné foi encontrado em encostas abrigadas de recifes. Seu habitat consiste predominantemente em colônias e pequenas cabeças de coral. Além disso, o nome Arnazae veio como uma homenagem à esposa do autor, Arnaz Mehta, que descobriu o peixe.

2 - Cirrhilabrus Wakanda

Esse peixe foi nomeado em homenagem à cidade de Wakanda, do filme e quadrinhos do Pantera Negra. Basicamente, como um verdadeiro fã do universo da Marvel que acabara de descobrir um peixe roxo e brilhante na África, o pesquisador, que o descobriu, sabia que havia um nome possível. Assim, o peixe se junta a uma lista crescente de animais, batizados em homenagem à figuras da cultura pop. No entanto, muitos veem essas atitudes com um certo ceticismo.

3 - Cordylus Phonolithos

Essa nova espécie de lagarto foi encontrado na Serra da Neve Inselberg, província do Namibe, sudoeste da Angola. Algo que fez com o que a região seja o segundo pico mais alto da Angola, e uma das regiões menos estudadas do país. Contudo, a descoberta desta nova espécie destaca a importância e enfatiza, ainda mais, a importância de conservação da área.

4 - Tomiyamichthys Emilyae

Tomiyamichthys Emilyae é o novo nome, para um velho amigo que já conhecemos de aquários. No entanto, se acreditava que a espécie se tratava de um Flabelligobius. Contudo, apesar de ser bem conhecido e fotografado por quase 20 anos, é no mínimo curioso que só agora tenhamos 'descoberto' essa nova espécie. Fazendo com que esse se tornasse apenas um 'primo' do camarão da Indonésia.

5 - Chromoplexaura Cordellbankensis

Esse coral foi descoberto no mar profundo de São Francisco, nos Estados Unidos. E representa uma nova espécie de octocoral gorgoniano, um achado da zona mesofótica, localizado na costa central da Califórnia, no Pacífico Oriental.

6 - Janolus Tricellarioides

Essa espécie possui um significado especial para o Dr. Gosliner. Isso porque essa foi a primeira espécie, que ele coletou das Filipinas, ainda no ano de 1992. Agora, depois de 27 anos, a espécie finalmente recebeu seu nome oficial, ao cuidado do Dr. Gosliner e da Dra. Marta Pola, ambos estudiosos da Universidade Autônoma de Madri. O fato fez com que essa também ficasse conhecida como uma lesma-marítima das Filipinas.

7 - Nucras Aurantiaca

Esse 'lagarto de areia' é um lagarto de parede da família dos lagartos verdadeiros (Lacertidae). E pode ser encontrado na região da África do Sul. Além disso, essa espécie é frequentemente confundida com a tessellata. Mas se difere por conta de seu corpo mais alongado e por ter um número maior de vértebras.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest