• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a 'Baleia Voadora' e o motivo desse avião ser assim

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      22/01/20 às 17h57

A maioria dos aviões segue um padrão de formato, mas não o avião Beluga XL da empresa Airbus. O avião "Baleia Voadora" como ficou conhecido, é como qualquer outra aeronave, gigante, imponente e eficiente. Tudo isso, mas com um detalhe curioso: o formato de uma baleia.

O Beluga XL fez seu voo inaugural, recentemente, e cruzou o céu, chamando a atenção de todo mundo devido ao seu formato. Até porque, não é todo dia, que a gente vê um avião tão distinto assim. Mas se você ficou animado e gostaria de fazer uma viagem na Baleia Voadora, sinto lhe informar que isso não será possível. Isso porque a aeronave é exclusiva para transporte de cargas pesadas.

O avião Beluga XL foi projetado para substituir um modelo antigo, que está em operação há mais de 24 anos. Com 18,9 metros de altura, 63,1 metros de comprimento e fuselagem de 8,8 metros de diâmetro, o avião foi construído para transportar peças para a construção de outros aviões.

O avião em formato de baleia

O que mais chama a atenção no Beluga XL é, sem sombra de dúvidas, o seu formato. Além do design especial, o avião ganhou até uma pintura que remete a uma baleia. O nome e formato fazem referência à espécie de cetáceo, chamada beluga ou baleia-branca, natural da região ártica e subártica.

A Baleia voadora foi criada para substituir o A300-600ST, modelo anterior da empresa. Esse já estava em operação há 24 anos. Como o seu antecessor, o Beluga XL foi projetado para transportar componentes de aeronaves entre os locais de produção e as linhas de montagem. Localizadas, geralmente, na Alemanha, França e China.

O design do modelo foi adaptado do avião anterior, mas passou por algumas modificações, para tornar o compartimento de carga um pouco maior. Isso para que mais peças possam ser transportadas de uma vez. A Baleia Voadora é capaz de transportar peças de até 63 metros de comprimento e 8 metros de largura. Além disso, pode suportar cargas de até 51 toneladas.

A parte da frente do avião, que lembra muito o rosto de uma baleia, foi um diferencial da última versão. A escolha do rosto de uma baleia foi feita através de uma votação, realizada pelos próprios funcionários da Airbus. O resultado foi a combinação de uma cabine de piloto rebaixada e amplos compartimento de carga e traseira.

Beluga XL

Por ser baseado e um modelo já existente, o Beluga XL reutilizou vários componentes e equipamentos já existentes. As partes, que não puderam ser usadas novamente, foram desenvolvidas especialmente para essa nova versão.

O nome não poderia ser mais apropriado, tendo em vista que a aeronave conta com o maior espaço para transporte de cargas em aviões, em todo o mundo. O avião tem autonomia de 4 mil quilômetros e está programada para cumprir 11 destinos na Europa. Até 2023, o plano é que mais cinco Beluga XL entrem em operação.

Apesar do formato fofinho que gera um apelo popular, o Beluga XL é destinado apenas ao transporte de carga. Mas quem sabe, alguma empresa aérea não se inspire na Baleia Voadora e desenvolva aviões fofinhos, como esse, para transporte de passageiros.

Próxima Matéria
Via   Vix     Olhar Digital  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+