• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a ''bateria quântica'' que nunca perde energia

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      30/10/19 às 13h07

Você já ouviu falar a palavra "quântico"? Se for um fã de filmes de ficção, provavelmente já. Além disso, na escola, também costumamos aprender sobre isso. A fim de reforçar sua memória: quântico é um adjectivo que se utiliza no campo da física. O conceito dessa palavra é referente diz respeito a uns certos saltos. Em suma, esses são saltos da energia ao emitir ou absorver radiação, que se conhecem como quânticos. A física quântica está, por conseguinte, vinculada às teorias que se baseiam em diversas propriedades.

Mesmo a física estando entre os estudos mais odiados pelas pessoas, é de extrema importância para o dia a dia de todos. Para se ter uma noção do que estamos falando, é possível existir uma bateria que nunca fica sem energia. Isso só acontece porque é uma bateria quântica. Já pensou como seria ter bateria o tempo inteiro? Isso foi apresentado a partir de um estudo canadense. Até o momento, trata-se apenas de uma demonstração teórica de que a criação de uma bateria sem perdas é possível. No entanto, já é um avanço enorme em relação à baterias quânticas propostas anteriormente. Confira conosco mais detalhes sobre essa invenção que poderá mudar o mundo.

Como funciona a bateria quântica

"As baterias com as quais estamos familiarizados, como a bateria de íons de lítio que alimenta o smartphone, por exemplo, são diferentes. Elas baseiam-se em princípios eletroquímicos clássicos. Por outro lado, as baterias quânticas dependem apenas da mecânica quântica". Essas palavras foram ditas pelo principal autor do estudo, o químico Gabriel Hanna. Gabriel atua na Universidade de Alberta, no Canadá.

A bateria funciona a base do que os estudiosos mais profundos chamam de "energia excitônica". Esse é o estado onde um elétron absorve fótons de luz suficientemente carregados. Para isso, é preciso uma rede quântica aberta com alta simetria estrutural. Algo como uma plataforma para armazenar a energia excitônica. Usando esse modelo, os cientistas apresentaram um exemplo de que é possível armazenar energia sem perdas, apesar de ser em ambiente aberto.

Estado escuro

"A chave é preparar essa rede quântica no que é chamado de estado escuro", disse Hanna. "Enquanto no estado escuro, a rede não pode trocar energia com seu ambiente. Em essência, o sistema se torna imune a todas as influências ambientais. Isso significa que a bateria é altamente robusta a perdas de energia", completou.

Essa tal rede quântica, funcionando no falado antes, estado escuro, ainda não é uma realidade. Embora haja estudos bem convincentes, ainda não é algo que podemos desfrutar. O próximo passo da inovadora pesquisa é encontrar uma maneira de aplicar o conceito em um cenário real prático.

Com toda a certeza, vai ser uma das maiores evoluções de todos os tempos. Ficar com a bateria sempre carregada é o sonho de quem passa muito tempo fora de casa, afinal, as baterias dos aparelhos que usamos não duram tanto.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo, pois seu feedback é muito importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+