Conheça a cidade fantasma que está pegando fogo há mais de 50 anos

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      13/11/19 às 22h56
foto de destaque

Há cerca de 50 anos, a cidade de Centralia, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, era um lugar bem tranquilo e pacato. Apesar de se tratar de uma cidade pequena, ela era bem movimentada. Suas lojas estavam sempre cheias. Ela era formada por cerca de 1.200 moradores. Muito da economia da cidade girava em torno de uma empresa de mineração. No entanto, hoje, a situação da cidade é completamente diferente disso. As ruas de Centralia se encontram completamente abandonadas. Muitos de seus edifícios foram destruídos. Do mesmo modo, toda a cidade foi tomada por uma fumaça sem fim. O cenário pós-apocalíptico nem de longe se parece com a próspera cidade de meio século atrás. Em síntese, o local se transformou em cidade fantasma.

A causa de tudo isso ainda se encontra reinando sobre o lugar. Sendo este um incêndio em uma mina, que está queimando há mais de 50 anos. O fogo foi o responsável pela devastação completa da cidade. Além disso, causou o empobrecimento de muitos de seus cidadãos. Incêndios em minas de carvão não são necessariamente uma novidade. Entretanto, o caso de Centralia é, sem dúvidas, um dos mais graves e devastadores dos Estados Unidos.

O incêndio teve inicio em 1962, e antes dele, Centralia era um centro de mineração, avançada por mais de um século. A cidade possuía uma grande reserva de carvão antracito. Centralia foi incorporada após o início da mineração, na década de 1850. A mineração definia como era a vida na cidade. Na década de 1860, a cidade abrigava membros da Molly Maguires, uma sociedade secreta originária da Irlanda e que chegou às minas de carvão estadunidenses, com os imigrantes irlandeses.

Cidade em chamas

No fim daquela mesma década, os Molly Maguires foram acusados de estarem envolvidos em muitos crimes, incluindo o assassinato do fundador da cidade, Alexander Rae. Entretanto, após uma tentativa brutal de subjugar os criminosos e da execução de alguns dos líderes suspeitos de alguns grupos, em 1877, os crimes cessaram.

Em 1890, aproximadamente 2.700 pessoas viviam em Centralia. A grande maioria delas devido à mineração. E, apesar do forte golpe no país, causado pela Grande Depressão, Centralia sobreviveu. Porém, uma tragédia natural colocou fim a tudo.

Supostamente, o problema teve início no aterro de Centralia, um poço convertido em depósito de lixo, em 1962. O lixo, na verdade, era um grande problema na cidade. Diversos eram os lixões não regulamentados. Além do mais, as autoridades da cidade desejavam acabar com o problema do odor e dos indesejados ratos.

Posteriormente, em maio de 1962, foi proposto, pelo conselho da cidade, a limpeza do aterro local, a tempo das festividades do Centralia Memorial Day. A maneira encontrada por eles foi atear fogo no aterro. Assim, acredita-se que o fogo tenha se espalhado, provocando um incêndio muito maior na cidade.

Logo, o incêndio chegou a uma mina carvão sob a cidade e se espalhou para os túneis de outras minas, sob as ruas da cidade. Em suma, as minas foram então fechadas, devido aos níveis inseguros de monóxido de carbono. Muitas foram as tentativas de escavar e apagar o fogo. Todas elas falharam. O incêndio então dura até os dias atuais.

Em suma, existem tantos túneis de minas abandonados na cidade que, muitos deles ou todos, podem estar alimentando o fogo. Além do mais, seria muito caro e, provavelmente, impossível descobrir quais deles atiçavam o fogo. Basicamente, se isso foi feito, o ideal seria fechar cada um deles.

Tempo

Ao longo dos anos, o solo, abaixo da cidade, foi se tornando cada vez mais quente. Chegando a atingir mais de 480ºC, em alguns locais. Desse modo, a cidade foi tomada pela fumaça, que sai dos buracos e porões cheios de gás. Com o tempo, os moradores começaram a apresentar problemas de saúde e as casas começaram a ruir.

Sabendo que seria, basicamente, impossível apagar o fogo, o governo do país pagou para que os moradores se mudassem. Assim, todos as construções de Centralia foram condenadas e seu CEP desativado.

Atualmente, Centralia é um dos 38 incêndios em mineração ativos conhecidos na Pensilvânia. De acordo com o Departamento de Proteção Ambiental do estado norte americano, o incêndio ainda poderá queimar por mais um século, se não for controlado.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+