• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a formiga prateada que é mais rápida que o Usain Bolt

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      08/11/19 às 12h46

Quando você pensa em animais no geral, quando se trata dos mais velozes, quais veem a sua cabeça? Um leopardo? Um tigre? Um avestruz? Talvez, um falcão? Normal, uma vez que esses são alguns dos animais mais rápidos do reino animal. Agora, quando falamos em seres humanos mais velozes, com certeza, você pensará em Usain Bolt, certo? O velocista jamaicano, multicampeão olímpico, detém o título de mais rápido do mundo. Mas e se lhe dissermos que uma formiga pode ser mais rápida do que todos eles, você acreditaria? Cientistas conseguiram filmar uma formiga que é mais rápida que o próprio Usain Bolt.

Isso mesmo, uma formiga é mais rápida do que o homem mais veloz do mundo. Em velocidade máxima, essa formiga consegue cobrir 33,6 polegadas em 47 passos, o que é dez vezes mais do que o velocista já registrou em sua carreira. Se você não acredita, tem um vídeo que prova isso. Confira.

A formiga veloz

A formiga prateada do Saara é considerada o animal da espécie mais rápido do mundo. Isso porque ela é capaz de andar a uma distância 108 vezes maior do que o seu próprio corpo, em apenas um segundo. Medindo em média cerca de sete milímetros de comprimento, a formiga se locomove com uma velocidade de 0,85 metros por segundo, o que equivale a três quilômetros por hora.

A formiga foi filmada pelos cientistas, Harold Wolf e Sarah Pfeffer, ambos da Universidade de Ulm, na Alemanha. De acordo com os pesquisadores, as patas curtas deveriam fazer com que o inseto se movesse mais lentamente, porém, não é o que acontece. Pelo contrário, o tamanho da pata é o diferencial do inseto, o que o faz ser mais veloz do que as demais formigas.

"Eles podem sincronizar melhor as três pernas que têm no chão a qualquer momento. Assim, eles podem causar impactos breves e poderosos na areia", explica Wolf. Segundo os cientistas, esses impactos breves fazem com que as formigas não afundem, permitindo uma movimentação mais rápida.

E mais, segundo explicação dos cientistas, as formigas tendem a andar mais rapidamente, quando estão em ambientes com temperaturas mais altas. Nos testes feitos em laboratório, a velocidade dos insetos foi menor do que a registrada no seu habitat natural.

Mais rápida que Usain Bolt

Além de ser a mais rápida de sua espécie, a formiga prateada do Saara é também mais rápida do que humanos. Mesmo que a sua velocidade máxima seja de "apenas três quilômetros por hora", as formigas se movem proporcionalmente mais rápido do que qualquer ser humano. Até mesmo do que recordista olímpico, Usain Bolt, considerado o homem mais rápido do mundo. Em velocidade máxima, a formiga consegue cobrir 33,6 polegadas em passos, ou seja, dez vezes mais do que o jamaicano.

É uma descoberta curiosa e interessante, que nos prova mais uma vez como a natureza pode nos surpreender. Quem diria que uma formiga poderia ser mais rápida do que um leopardo? Enfim, o que você achou dessa formiga? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+