• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a história de Hattie McDaniel, a primeira mulher negra a ganhar um Oscar

POR Erik Ely    EM Entretenimento      29/05/20 às 15h12
foto de destaque

Mesmo que sempre sendo colocada em papeis estereotipados, Hattie McDaniel se tornou a primeira mulher negra a ganhar um Oscar. Assim, além da atriz se destacar em um dos maiores filmes de Hollywood, ela também foi a primeira mulher afro-americana a protagonizar um programa de rádio.

Tendo nascido em 1893, nos Estados Unidos, Hattie McDaniel era a filha caçula de 13 filhos de um casal de escravizados libertos que fugiram para o Kansas por conta da situação de extrema pobreza que foram obrigados a viver. Contudo, mesmo em meio as dificuldades, ela conseguiu mostrar seu talento ao mundo.

Enfrentando a indústria de Hollywood

Criada em uma família religiosa, desde criança, Hattie foi incentivada a cantar no coral da igreja e sempre gostou muito de ler. Por isso, Hattie logo cedo decidiu que não queria seguir o caminho de servidão ao qual as mulheres da época eram destinadas. Dessa forma, juntamente com dois de seus irmãos, ela criou um grupo vaudeville. Na época, esse tipo de grupo era mais comum e significava que eles fariam de tudo um pouco no que diz respeito ao mesmo de entretenimento.

No ano de 1929, com o crash da bolsa de Nova York, o grupo acabou falindo. Com isso, ela decidiu tentar a sorte Milwaukee. Lá, Hattie conseguiu um emprego em um hotel. Mas como fazia parte dos funcionários, nunca era notada e não possuía chances de crescer. Assim, em uma noite, quando todos os artistas haviam ido embora, o gerente pediu que um voluntário subisse no palco para se apresentar no salão do hotel. Nesse momento, Hattie viu que não podia perder aquela oportunidade e subiu no palco para cantar. Depois da apresentação, o gerente ficou tão impressionado que Hattie passou a protagonizar o espetáculo do lugar e a ganhar outros papeis no entretenimento.

Depois disso, na década de 1940, o "Código Hays" era um sistema que autorregulava os estúdios de Hollywood. Dessa foram, os estúdios de Hollywood eram proibidos de ter romances entre pessoas negras e brancas nos filmes e também, negros não podia ter acesso à papeis violentos. Dito isso, pessoas negras acabam por assumir apenas papeis irrelevantes para a história, como o de motoristas, garçons e empregados. Portanto, uma vez na indústria, Hattie não escapou ao estereótipo. Mas, de ao seu modo, ela conseguiu fazer o inimaginável em "E o Vento Levou".

Como ela conseguiu receber um Oscar?

No filme, mesmo interpretando uma empregada, a atriz se tornou um dos maiores destaques da história. Contudo, por conta do regime de segregação, ela não pôde comparecer à estreia do filme. Entretanto, em 29 de fevereiro de 1940, durante a 12ª cerimônia de entrega do Oscar, Hattie venceu na categoria de 'Melhor Atriz Coadjuvante'. Com isso, ela se tornou a primeira mulher negra a ganhar a estatueta dourada.

Por conta da segregação, ela não poderia ir à cerimonia. No entanto, o produtor do filme conseguiu uma autorização especial para que ela pudesse entrar no teatro. Sendo assim, ela precisou ficar em uma pequena mesa ao fundo, longe do elenco e de outras estrelas. Além disso, Hattie também não pôde posar para fotos com o resto do elenco. No vídeo a seguir, é possível assistir seu discurso ao receber o Oscar.

Anos depois, Hattie também faria história ao se tornar a primeira mulher afro-americana a protagonizar um programa de rádio. Desse modo, em uma condição social muito melhor, ela decidiu destinar parte de seu salário para ajudar pessoas negras em situação de vulnerabilidade social. Contudo, pouco tempo depois de assinar o contrato do programa, ela descobriu um tumor em seu peito. Assim, ela morreu em 26 de outubro de 1952, aos 57 anos. Porém, seu legado permanece vivo até os dias de hoje.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+