icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Conheça a história de Jesse Owens, o negro que desafiou Hitler

POR A redação EM História 26/10/15 às 13h09

capa do post Conheça a história de Jesse Owens, o negro que desafiou Hitler

Em 1936, foram realizadas as Olimpíadas de Berlim em pleno poder de Hitler. Mesmo sendo contra o evento esportivo na Alemanha, Hitler acabou convencido a realizar o evento para fazer propaganda do nazismo e afirmar a supremacia da raça ariana.

O governo de Hitler nos dias de hoje é visto como um mau do século, depois dos mais de 50 milhões de mortos, os horrores que aconteciam nos campos de concentração, a perseguição aos judeus e a segunda guerra mundial, o nome de Hitler é sinônimo de crueldade. Mas na época das olimpíadas a coisa não era bem assim, antes da guerra o líder alemão era visto como um homem bom, admirado pelos alemães, mesmo já perseguindo os judeus, Hitler era popular e tinha boa reputação.

Que Hitler era racista todos vocês já sabem. Mas vocês conhecem o negro que "humilhou" Hitler? O nome dele é Jesse Cleveland Owens, americano, nascido no dia 12 de setembro de 1913 em Oakville, Alabama. O atleta negro, que faleceu em 1980, faturou 4 medalhas nas olimpíadas de Berlim, impondo a ideia de que a supremacia ariana não passava de uma farsa.

Jesse Owens ficou conhecido no mundo inteiro pelo seu feito, ganhou as medalhas de ouro no 100m, 200m, revezamento 4x100 e salto a distância. E mesmo com a Alemanha ficando no topo com 33 medalhas de ouro contra 24 dos Estados Unidos, o acontecido entrou para a história.

Mas Jesse Owens relatou em sua bibliografia, que o racismo sofrido não foi apenas na Alemanha, ele relata que quando chegou ao Estados Unidos o presidente Franklin Delano Roosevel não lhe enviou nem um telegrama para parabenizar suas conquistas. Ele ainda relata que em um evento na Casa Branca ele foi obrigado a entrar pela porta de trás, enquanto seus outros companheiros brancos entravam pela porta da frente.

Ainda existe um mito que Adolf Hitler não quis cumprimentar Jesse Owens por ele ser negro, outras histórias falam que depois do primeiro dia de competições, Hitler foi orientado a cumprimentar todos os medalhistas ou nenhum, e como não poderia estar presente em todas as competições, ele optou por não cumprimentar ninguém. E ainda existe a versão de que alguns jornalistas viram Hitler apertando a mão de Owens por trás tribuna de honra, mas não quiseram publicar a foto para não fazer uma boa imagem a Hitler.

Mesmo com o acontecido, Hitler gostou muito das olimpíadas, chegou até a criar um projeto de um estádio com capacidade de suportar 400 mil pessoas, pois ele viu que era um evento grande e que ele poderia com facilidade usar as olimpíadas para difundir a ideia do Nazismo e da superioridade Alemã. Bom, amigo leitor, aqui você conheceu um pouco da história de Jesse Owens, espero que tenham gostado do conteúdo e que continuem acompanhando nosso trabalho.


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest