• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a ''leitura quântica'', o método bizarro chinês para aprender rápido

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      24/10/19 às 14h57

Quanto tempo você leva para ler e entender um livro de 500 páginas no mínimo? Mais do que horas, imagino eu. A não ser, é claro, que você seja chinês e tenha aprendido uma técnica de leitura revolucionária e um tanto quanto controvérsia. Você consegue imaginar uma pessoa lendo centenas de páginas escritas, simplesmente as folheando rapidamente por alguns minutos? E mais, às vezes, até com os olhos vendados. Surreal, não é mesmo? Mas segundo a sua desenvolvedora, a técnica de leitura quântica é muito eficiente. E ainda promete tornar o aprendizado muito mais rápido.

A Tecnologia Educacional Xinzhitong Qiguang de Pequim, em Yancheng, província de Jiangsu, tem usado o método em jovens estudantes para aprimorar o seu conhecimento. Anunciado como "leitura de velocidade quântica", o método de ensino chamou a atenção mundial. Principalmente depois de um vídeo, onde aparece uma criança supostamente "mentalizando" livros. Embora muitas pessoas fora da China tenham achado a técnica um tanto quanto ilusória, muitos pais chineses têm investido pequenas fortunas, para que os filhos possam aprender com o método.

Leitura quântica

Depois que o vídeo viralizou fora da China, os funcionários do centro educacional Xinzhitong Qiguang negaram qualquer conhecimento de uma técnica de leitura de velocidade quântica. Mas, de acordo com informações disposta em um pôster promocional e várias postagens na plataforma de mídia social chinesa Weibo, o centro de aprendizado particular tem como foto estudantes entre 10 e 16 anos. E prometem fazer com que eles consigam ler 100 mil palavras em minutos. Além de recitar o que leram, depois de uma aula de 72 horas.

Ainda segundo o material promocional, o centro educacional explica que, ao folhear centenas de páginas, imagens começariam a se formar na mente do leitor. E assim, seria muito mais fácil o entendimento do que está sendo lido. A técnica foi desenvolvida pela educadora japonesa, Yumiko Tobitani. Ela até escreveu um livro sobre leitura quântica. Segundo a autora, o método seria uma ótima forma de potencializar o aprendizado em pouco tempo.

"Quando você folheia rapidamente as páginas do livro, começam a aparecer imagens que ajudam a entender seu conteúdo", explica Yumiko Tobitani, em uma apresentação em vídeo. "Outra coisa maravilhosa é que, mesmo que o texto seja escrito em francês, alemão ou inglês, ele seria traduzido para o seu próprio idioma e se conectaria a imagens para que você entenda o livro imediatamente".

Técnica controvérsia

Depois desse vídeo, a imprensa local encontrou vários outros centros privados de ensino que ofereciam cursos de leitura quântica. E definitivamente não é algo barato, alguns cursos custavam até 269.00 yuans (cerca de 155 mil reais).

Para muitos especialistas em educação e cientistas, essa técnica não passa de uma grande farsa. Afinal, não há nenhuma base científica que comprove que o método realmente funciona.

Vários vídeos de crianças que praticando leitura quântica de velocidade foram ridicularizados na internet. E os internautas zombando dos pais crédulos que pagam fortunas por esses cursos duvidosos.

No entanto, apesar das reações negativas, os especialistas acreditam que alguns pais acreditam nessas afirmações suspeitas, porque estão obcecados com a educação dos filhos. Então, qualquer forma de torná-los melhores é válida para eles.

"Eles acham que, se seus filhos fizerem esses cursos, terão vantagens sobre os outros. Mas esse tipo de método de treinamento não científico prejudica apenas o desenvolvimento de seus filhos", disse Xiong Bingqi, do Instituto de Pesquisa em Educação do Século XXI, em Pequim.

Enfim, e você? O que achou desse método de aprendizado? Acha que funciona? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Mdig  
Imagens Mdig
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+