• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a mulher que inspirou Stan Lee e John Romita a criar Mary Jane

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      16/09/19 às 15h37

O Homem-Aranha é inconfundivelmente um dos personagens mais populares da cultura pop. Nos acostumamos a vê-lo nas mais variadas plataformas possíveis e, hoje, ele se faz presente até em memes. De qualquer forma, ele não é o foco desse texto, e sim uma das personagens responsáveis por torná-lo o herói que é hoje. Afinal, ninguém cresce sozinho. Se Peter Parker tem as qualidades necessárias para assumir o manto de amigo da vizinhança é porque contou com o apoio de seus tios, May e Ben, seus colegas de profissão, como os Vingadores e sua companheira, Mary Jane Watson.

Mesmo sendo comumente associada exclusivamente ao Homem-Aranha, Mary Jane já se mostrou muitas vezes uma mulher forte e independente. Embora não seja de conhecimento comum, a personagem não foi o primeiro interesse romântico de Parker. Na verdade, ela foi introduzida na história do Aranha devido a inviabilidade do romance entre o herói e Betty Brant, a secretária de JJ Jameson. Primordialmente, a estreia da personagem não revelou seu rosto ou atributos físicos. Isso porque Stan Lee e Steve Dikto não conseguiam entrar em consenso quanto à aparência da jovem. Por fim, seis meses depois, quando Dikto foi substituído por John Romita, finalmente, fomos oficialmente apresentados à Mary Jane.

Como já vimos em outras situações, muitas vezes, os quadrinistas se inspiram em personalidades do momento para criar seus personagens. Com Mary Jane não foi diferente. A responsável, por inspirar a moça ruiva, foi a atriz e cantora sueca, Ann-Margret Olsson.

A personalidade que inspirou Mary Jane

Uma celebridade, da década de 1970, Ann-Margret se tornou famosa após estrelar o filme Viva Las Vegas, ao lado de Elvis Presley. Além do clássico, a atriz trabalhou em produções como Bye Bye Birdie e Tommy. Romita explicou que o conceito de Mary Jane girava em torno de uma mulher moderna, com personalidade forte e aparência absolutamente estonteante. O plano inicial era só apresentá-la como vizinha de Parker, e um contraponto à Gwen Stacy. Contudo, a personagem se tornou tão carismática e popular que acabou sendo oficializada como par do herói. O vídeo acima pertence ao filme Bye Bye Birdie e foi utilizado por Romita como inspiração para o desenho da personagem.

Há quem diga que Mary Jane está mais para anti-heroína do que mocinha, já ela foge dos padrões previsíveis e passivos geralmente vistos em personagens femininas. Ao mesmo tempo, existem aqueles que a consideram uma jogada genial por parte de Lee e Romita, já que sua personalidade se mostra moderna até hoje, mesmo quarenta e cinco anos após sua primeira aparição.

E então, qual sua opinião a respeito de Mary Jane? Já conhecia a atriz que a tinha inspirado? Comente com a gente.

Próxima Matéria
Via   Vix  
Imagens Marvel Sony
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+