icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Conheça a música criada a partir de ondas acústicas de estrelas

POR Diogo Quiareli EM Ciência e Tecnologia 30/06/20 às 01h06

capa do post Conheça a música criada a partir de ondas acústicas de estrelas

A maioria das pessoas adora ouvir uma boa música que casa perfeitamente com o seu estado emocional ou sua atividade. Costumamos colocar os fones quando vamos ao trabalho, quando estamos no carro, ligamos o som. Muitas vezes ouvimos uma música para relaxar após chegar em casa, depois de um dia cansativo. Ouvimos músicas quando estamos felizes, tristes, precisamos nos concentrar e até mesmo para dormir. São inúmeras situações que nos permitem fazer isso. Até ouvimos músicas olhando para o céu estrelado, imaginando como está lá em cima, no imenso espaço. Essa sim é uma atividade bastante agradável.

Um spoiler: lá em cima, no espaço, as coisas não são tão silenciosas quando pensamos. Com os grandes avanços científicos e tecnológicos, pesquisadores conseguiram descobrir que estrelas são capazes de reproduzir ondas acústicas. Essas, embora sejam imperceptíveis para o nosso ouvido, podem ser gravadas e convertidas em músicas. Com isso, o astrofísico Garik Israelian vem realizando, com a ajuda de outros músicos apaixonados por astronomia, um som diferente. E foi pensando nisso que resolvemos trazer para você, caro leitor, mais detalhes sobre a música feita a partir do som acústico das estrelas. Confira conosco e surpreenda-se.

Música criada a partir de ondas acústicas de estrelas

Israelian e May são dois organizadores do Starmus. Esse é um festival que une cientistas, astronautas e músicos. O evento serve para discutir a exploração espacial. Além de promover diversas palestras, exposições e concertos, o evento ainda realiza o projeto Starsounds. Esse procura criar uma "orquestra" a partir de ondas acústicas. Essas, emitidas por estrelas. Foi compartilhada, recentemente, a primeira música cósmica do Starsounds. Essa foi gerada a partir de infrassons (ondas sonoras extremamente graves) de estrelas, que foram gravadas por Israelian em 2005.

Quem fez o arranjo da canção foi o compositor Brian Eno. Ele foi responsável por aumentar a velocidade das ondas acústicas gravadas por Israelian, para que elas pudessem ser ouvidas. Dessa forma, Paul Franklin e Oliver James, especialistas da empresa de efeitos visuais DNEG, produziram as imagens. Essas foram feitas a partir de ondas estelares e imagens do nosso sol. Assim, criaram um clipe musical.

O Starmus acontece desde 2011 e já contou com grandes astronautas, como Alexei Leovov (primeiro homem a ir para o espaço). Além dele, também passaram por lá Jim Lovell (integrante do Apollo 13) e também Neil Armstrong e Buzz Aldrin (integrantes da Apollo 11, que levou o homem à Luan pela primeira vez). Cientistas como Neil deGrasse Tyson e Kip Thorne também participaram do evento.

Música

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia que isso era possível? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.


Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest