• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a nova espécie de baleia descoberta no Japão

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      06/09/19 às 17h45

A descoberta de uma nova espécie é sempre algo interessante, seja de um animal ou planta. Estamos constantemente aprendendo e descobrindo coisas novas, o que nos faz ter um melhor entendimento do mundo que nos rodeia. Recentemente, pesquisadores descobriram uma nova espécie de baleia no Japão.

A equipe de cientistas internacionais confirmou uma nova espécie de baleia, a chamada Berardius minimus. Enquanto a descoberta se mostrou uma novidade para a comunidade científica, o animal já era um velho conhecido dos pescadores japoneses de Hokkaido, que conhecem como a baleia como "Kurotsuchikujira".

No entanto, mesmo que seja uma notícia empolgante, ela ainda é muito recente. Ou seja, ainda se sabe muito pouco sobre as particularidades do animal. Mas, de fato, é uma espécie ainda não catalogada. Agora, a equipe de pesquisadores irá focar em novos estudos, mais aprofundados, sobre a nova espécie.

A descoberta

Conhecida de longa data dos pescadores japoneses, a baleia, conhecida como "Kurotsuchikujira", foi batizada de Berardius minimus, pelos pesquisadores que a encontram. Em português, o seu nome seria algo como "baleia-bicuda-preta-de-baird", já que ela é parente da Berardius bairddi ou baleia-bicuda-de-baird.

A equipe de pesquisadores, responsável pela descoberta e classificação do animal, inclui cientistas de várias instituições do mundo todo. Entre eles, do Museu Nacional de Natureza e Ciência do Japão, da Universidade de Hokkaido, da Universidade de Iwate e do Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos. Um trabalho em parceria e que deu muito certo.

Baleias-bicudas são animais muito complexos e difíceis de se estudar. Isso porque elas preferem águas profundas e têm a incrível capacidade de mergulhar por longos períodos. Mas, mesmo assim, o grupo de pesquisadores da "Stranding Network Hokkaido" e da Universidade de Hokkaido conseguiram capturar seis dessas baleias para estuda-las. Todas elas foram coletadas ao longo da costa do mar de Okhotsk.

Logo, os pesquisadores notaram várias características distinguíveis da Berardius bairddi. Entre elas, a proporção corporal e também a cor. Assim, logo, assumiram que se tratava de uma nova espécie.

A baleia

"Só de olhar para elas, podemos dizer que têm um tamanho de corpo notavelmente menor, bico mais curto e cor mais escura em comparação com as espécies conhecidas de Berardius", disse resumidamente Tadasu K. Yamada, do Museu Nacional de Natureza e Ciência.

A nova espécie é caraterizada por ser a menor desse gênero. Enquanto ela tem, em média, entre 6,2 a 6,9 metros de comprimento, a sua parente B. bairddi tem cerca de 10 metros. Por isso o nome B. minimus.

No primeiro momento os cientistas estudaram a morfologia, a osteologia e a filogenia molecular dos animais. Medições cranianas detalhadas e análises de DNA evidenciaram ainda mais as diferenças da nova espécie comparada às outras Berardius.

Agora, apesar da descoberta empolgante, os pesquisadores ainda precisam estudar melhor essa nova espécie. Até porque existem várias questões, em aberto, sobre a B. minimus.

"Ainda não sabemos como são as fêmeas adultas, e ainda existem muitas questões relacionadas à distribuição da espécie, por exemplo. Esperamos continuar expandindo o que sabemos sobre a B. minimus", afirma Takashi F. Matsuishi, da Universidade de Hokkaido.

E você, o que achou dessa nova espécie de baleia? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Hypescience  
Imagens Hypescience
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+