• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça algumas dicas para proteger sua conta no Whatsapp

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      14/06/19 às 16h46

Com as últimas notícias envolvendo o vazamento de conversas envolvendo o ministro Sérgio Moro, levantou-se uma questão sobre a segurança e privacidade em aplicativos de mensagens. Hoje em dia, é muito raro encontrar alguém que tenha um smartphone e que não tenha o aplicativo WhatsApp. O aplicativo de mensagens é o mais popular do mundo, superando inclusive o Facebook.

O aplicativo revolucionou a forma com que as pessoas se comunicam. Com ele, é possível a troca de mensagens escritas, de áudio, vídeo, e fazer ligações. Você também pode compartilhar arquivos, documentos e sua localização. Ou seja, muitas dessas informações podem ser confidenciais, e o acesso de terceiros à elas é uma violação da privacidade.

Embora o WhatsApp seja um mensageiro seguro, nem todo mundo está atento às configurações para proteger melhor as suas informações pessoais. O aplicativo conta com uma tecnologia de ponta para proteger as mensagens e chamadas dos usuários. Com a criptografia, ninguém, nem mesmo o WhatsApp pode ter acesso às suas conversas, e outros recursos funcionais garantem a sua segurança no mensageiro. Porém, muitos deles nem são usados porque às vezes as pessoas não sabem como ativar ou personalizar. Para te ajudar a manter a sua conta no WhatsApp protegida, confira a seguir algumas dicas.

Dica de segurança

Para começar, o primeiro a se fazer é ativar a verificação em duas etapas para melhorar a segurança da sua conta. Isso evitará que o seu número seja usado por terceiros. É importante também definir uma senha de PIN, assim o seu celular ficará mais seguro, e todas as informações presentes nele, incluindo o WhatsApp também. Feito isso, você pode personalizar a sua experiência no aplicativo.

Foto do perfil

Normalmente, o WhatsApp exibe a sua foto de perfil para qualquer usuário que tenha o seu número salvo na agenda. Ou seja, qualquer pessoa pode ter acesso à sua imagem, mas o aplicativo conta com opções de personalizar isso. Você pode ir até a configuração de privacidade e selecionar a opção que for melhor para você. Entre elas, você pode escolher mostrar para todos como é o padrão, ou só para os seus contatos, limitando apenas para sua lista de amigos. Tem também a opção para ninguém, e nesse caso, só você verá a sua foto de perfil.

Senhas

Para aqueles que têm senha no celular, mas sempre compartilham com outras pessoas, talvez seja interessante usar uma senha específica para o WhatsApp. Assim, as suas conversas pessoais não ficam expostas, nem os assuntos privados. Se você tiver interesse, dois aplicativos de chave são bastantes eficientes nesse caso. Com o Whatsapp Lock ou o WhatsLock, você pode adicionar outro código pessoal. Assim, mesmo que terceiros tenham acesso ao seu celular, eles não conseguiram acessar o mensageiro sem a segunda senha de segurança.

Fique atento a versões falsas do aplicativo

Existem algumas versões do WhatsApp que aparecem como "Plus", com um ícone azul, ao invés de verde, e prometem recursos extras. Mas isso não passa de um golpe para roubar seus dados e esconder vírus. Instalar esse aplicativo "externo" pode até bloquear a sua conta original do WhatsApp. A dica é não instalar qualquer versão do aplicativo além da original, disponível apenas na loja de aplicativos oficial do celular.

Bloqueie o aplicativo remotamente

A maior preocupação quando alguém tem o celular roubado ou perde o aparelho, é a segurança das suas informações. Nesse caso, é possível bloquear a sua conta do WhatsApp remotamente, assim ninguém poderá usar o seu mensageiro. Caso isso aconteça, você deverá ligar para a sua operadora e solicitar o cancelamento do chip. Após isso, será possível adicionar a sua conta em outro aparelho, com um chip do mesmo número do seu celular.

Caso isso não seja possível, você deverá enviar um e-mail para o suporte do WhatsApp (support@whatsapp.com), notificando o acontecido. Assim, eles irão desativar a sua conta por 30 dias. Caso você não consiga recuperar o seu número antigo, a conta será apagada totalmente após esse período.

E você, o que achou dessas dicas? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+