• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça as 6 espécies de animais que são realmente únicas

POR Jesus Galvão    EM Mundo Animal      22/03/19 às 22h45

Estima-se que existam aproximadamente 7,77 milhões de espécies de animais no mundo. Entretanto, apenas 953.434 foram descritas e catalogadas. Pra termos uma ideia, somente de besouros existem 350 mil exemplares distintos. Muitas destas espécies possuem outras subespécies, que vão formando uma verdadeira árvore evolutiva. Muitos animais foram considerados próximos durante muito tempo, porém, com a evolução da ciência, fomos descobrindo que, na verdade, eles não tinham nada em comum.

Você já parou para pensar que os seres humanos são os únicos animais vivos de sua espécie? Muitos animais estão por aí e são os únicos representantes de suas espécies. Pensando nisso, aqui na Fatos Desconhecidos preparamos uma lista com alguns animais que são verdadeiramente únicos. Um deles inclusive já até mesmo viveu no mesmo período que os dinossauros e conseguiram sobreviver até os dias atuais. Confira!

1 - Porco formigueiro

Eles parecem estar relacionados com um grande número de animais. Eles já foram considerados parentes dos tamanduás, devido as suas preferências alimentares semelhantes. Apesar de muito se especular sobre o porco formigueiro, eles são os únicos do seu tipo. Estes animais sobreviveram e prosperaram em suas pastagens nativas da África Central.

2 - Aie-aie

O Aie-aie é um primata de hábitos noturnos e que possui dentes enormes e grandes olhos amarelos. Este animal vive na costa leste de Madagascar. Em 1994, foram encontrados partes fossilizadas de Aie-Aies gigantes ao sul da ilha.

Sua aparência não é das mais belas e muitos os chamam de "demônio primata".Agora, imagina um exemplar que é de duas a cinco vezes maior do que o atual. Eles são os o únicos representantes vivos da família Daubentoniidae.

3 - Tuatara

Apesar de sua aparência, os Tuataras não são lagartos. Eles possuem sua própria ordem de répteis. São animas noturnos e de clima parcialmente frio. Eles caminharam na Terra com os dinossauros e apesar dos milhões de anos, eles mudaram muito pouco. Eles vivem na Nova Zelândia e estavam lá desde quando a ilha se separou do super continente Gonduana, há 80 milhões de anos.

4 - Coala

 Apesar dos muitos debates se os coalas de hoje são, na verdade, subespécies, testes genéticos mostraram que os coalas atuais são uma espécie única. O biólogo Jonathan Losos, em seus livros, escreveu que eles evoluíram para se adaptaram à sua dieta de folhas de eucalipto, nativa da Austrália.

5 - Ratel

Devido à sua aparência, por muitas vezes, eles são chamados de texugo de mel, embora eles não sejam desta espécie. O ratel é relacionado às doninhas, gambás, lontras e texugos. Embora este mamífero esteja em um gênero só seu.

6 - Humanos

Não há nenhuma espécie de animal no mundo semelhante aos humanos. Nossos parentes vivos mais próximos, ao menos biologicamente falando, são os chimpanzés. Porém, nós somos classificados como Homo sapiens e os chimpanzés pertencem ao gênero Pan. Outros membros do gênero Homo foram extintos há um bom tempo, como, por exemplo, o Homo neanderthalensis, que acabaram conhecidos como Homem de Neandertal

Então pessoal, o que acharam da matéria? Conhecia alguns desses animais da lista? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+