• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça as florestas submersas que atraem turistas na África do Sul

POR Bruno Dias    EM Mundo Afora      23/10/19 às 11h58

Certamente, você já ouviu falar nos safáris. Bom, para quem não sabe muito bem, tratam-se daquelas expedições feitas nas savanas da África. Elas podem ser feitas com a intenção de caça ou apenas como passeio turístico mesmo. Muita gente tem vontade de, pelo menos uma vez na vida, ir até lá, e certamente, poderia ser uma experiência muito válida.

O mais conhecido, pelo grande público, podem ser os safáris que são feitos nas savanas. Mas os turistas estão fazendo sessões de mergulho no mar, para ver, de perto, corais coloridos, peixes exóticos, navios naufragados e até mesmo tubarões.

Em alguns países do mundo, os turistas conseguem entrar no oceano, para ver paisagens que parecem verdadeiras florestas submersas. Em suma, cenários que facilmente poderiam ter saído de um filme de ficção científica.

Esses lugares são conhecidos como "kelp forests". Eles são lugares que são marcados por uma grande quantidade de algas, com ramificações verticais, que são projetadas para o fundo do mar. Em vários desses casos, eles se parecem com troncos de árvores.

Um dos melhores lugares para se ver essas "florestas submersas" é na África do Sul. Em um ponto de mergulho, conhecido como Pyramid Rock, que fica nas proximidades da Cidade do Cabo, os turistas mergulham, com trajes equipados com cilindros de ar comprimido, e nadam por uma área que se parece com um bosque. Só que esse bosque está a 10 metros de profundidade.

Safári

As pessoas, que fazem esse safári, podem observar os peixes coloridos, polvos, ouriços-do-mar e até mesmo focas. Esses animais aparecem quase que prontos para fotos e entretêm as pessoas que estão no passeio.

Quem faz esse mergulho é uma empresa chamada Cape Town Dive Centre. Várias das suas excursões começam em Glencairn, que é um subúrbio da Cidade do Cabo. Eles levam os turistas de barco até a zona de Pyramid Rock. Esse lugar fica em um região marítima, conhecida como False Bay.

Esse "safári" dura, geralmente, 30 minutos ou uma hora. O tempo depende das condições do oceano. A visibilidade na água costuma ser muito boa e permite que as pessoas consigam admirar os detalhes do cenário, que as kelp forests criam.

Outra empresa, que faz esse serviço, é a Into The Blue. E um dos lugares que eles exploram é a Sandy Cove, com "florestas" submersas a seis metros de profundidade. Essa é ideal para aqueles mergulhadores iniciantes.

Lugares

Mas não é somente na África do Sul que se pode ver essas florestas submersas. Do mesmo modo, na costa da Califórnia, nos Estados Unidos, também tem essas "florestas" que podem ser vistas pelos turistas.

Um lugar, nos EUA, onde se pode encontrar essas florestas é a região conhecida como Ventura County Coast, que fica ao norte de Los Angeles.

Em suma, os turistas podem mergulhar em uma área de preservação, que se chama Channel Islands National Marine Sanctuary. Nela, existe uma alta densidade de algas com ramificações verticais.

Além da África do Sul e dos Estados Unidos, a Nova Zelândia também tem um lugar com florestas submersas. Na região das Poor Knights Islands, tem uma espécie de jardim de algas no fundo do oceano. Lá, também é um ótimo lugar para mergulhar e ver os kelp gardens.

Próxima Matéria
Via   Uol  
Imagens Uol
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+