• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça as ''pontes terrestres'' que estão escondidas no oceano

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      10/02/20 às 15h18

Para se ter uma ideia, cerca de três quintos de toda superfície da Terra é coberta por água. Com isso, por baixo do líquido, diversas formações estão escondidas. Contudo, em um vídeo feito pela NASA, é possível ver as "pontes terrestres", que estão escondidas no oceano.

Entre as diversas formações, estão a maior cordilheira do planeta e antigos caminhos que os humanos usaram para chegar a outros continentes. Para conseguirmos ver essas pontes terrestre, foi preciso drenar todos os oceanos do planeta.

O que está escondido no oceano?

Os oceanos cobrem a maior parte da Terra, incluindo a maior cordilheira e as pontes antigas que os humanos atravessaram para alcançar outros continentes. Pensando nisso, o cientista planetário James O'Donoghue decidiu fazer um remake de um vídeo de 2008 da NASA. Dessa forma, o cientista mostra como seria, se toda a água fosse drenada, revelando os três quintos escondidos da superfície da Terra. Para conferir o vídeo, basta abri-lo no player a seguir ou clicar aqui.

James O'Donoghue é ex-funcionário da NASA e atualmente trabalha na Jaxa, uma agência espacial japonesa. Com isso, para o estudo, James fez algumas alterações no vídeo, reduzindo a velocidade e adicionando um rastreador de quanta água foi drenada. "Reduzi a velocidade do início, já que, surpreendentemente, há muita paisagem submarina revelada instantaneamente nas primeiras dezenas de metros", explicou o cientista.

Conforme os oceanos perdem água, os primeiros pedaços de terra oculta que aparecem são as prateleiras continentais. Dessa forma, essas formações incluem algumas pontes terrestres, que os humanos atravessaram ao migrar de continente para continente. Com isso, há dezenas de milhares de anos atrás, era possível caminhar da Europa continental até o Reino Unido. Nessa época, era muito mais fácil ir da Sibéria ao Alasca e da Austrália às ilhas ao redor.

Atravessando continentes por terra

Com o nível do mar caindo entre 2 mil e 3 mil metros, é possível ver a maior cadeia de montanhas da Terra, com mais de 59 mil quilômetros de extensão. Com isso, apenas quando 11 mil metros de profundidades são drenados, é que é possível esvaziar completamente a "Fossa das Marianas". Contudo, atualmente, mais 90% dele se encontra debaixo d'água.

Essa montanhas vulcânicas brotam nas costuras, onde as placas tectônicas da Terra se afastam umas das outras. Dessa forma, elas criam um novo fundo do oceano, à medida que rochas derretidas sobem sob a crosta da planta. "Gosto de como essa animação revela que o fundo do oceano é tão variável e interessante em sua geologia quanto os continentes", disse O'Donoghue. Entretanto, uma vez que os oceanos animados drenam 6.000 metros, a maior parte da água desaparece. Mas são necessários outros 5.000 metros para esvaziar os trechos mais profundos da Fossa das Marianas.

Ao remover essa água, a animação ofereceu um vislumbre único do mundo que nossos ancestrais viveram. "Quando a última era glacial ocorreu, muita água do oceano estava congelada nos polos do planeta. Por isso, existem pontes que costumava existir. E cada uma delas permitem que os humanos migrassem para os continente", afirmou O'Donoghue.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+