icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Conheça a civilização mais antiga do mundo localizada na Austrália

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      25/10/18 às 18h07
capa do post Conheça a civilização mais antiga do mundo localizada na Austrália

Os australianos aborígines são os primeiros indígenas da Austrália e também os habitantes originais da região. Durante milhões de anos, eles viveram por todos os cantos do continente. Porém, uma nova evidência aponta que a existência dessa civilização remonta há muito mais tempo do que imaginávamos, no deserto. A novidade aqui está no fato de que alguns testes genéticos revelaram que a civilização mais antiga da Terra são exatamente os australianos aborígines. Eles se tornaram geneticamente isolados há 58 mil anos, dezenas de milhares de anos antes de outros grupos ancestrais.

Para você ter uma ideia de sua importância, esse povo não foi só o primeiro povo a viver em um deserto, e sim, o primeiro povo de todos, segundo os nossos estudos até esse momento. Você consegue idealizar o quão importante é isso?

Ferramentas

Em setembro do ano passado, foi feito um estudo que ampliou a história do grupo nos desertos da Austrália Ocidental em 10.000 anos. Estima-se que o grupo esteve na região desértica por pelo menos 50 mil anos, o que derruba algumas estimativas anteriores. Eles chegaram a essa conclusão enquanto escavavam cerca de 25 mil artefatos de pedra do abrigo rochoso do deserto de Karnatukul. O estudo dos objetos mostra que existe uma variedade de uso para as ferramentas, tanto quanto existe uma variedade no uso em cada época. A descoberta mais interessante foi a do "microlito inicial", uma ferramenta pontiaguda com uma borda afiada.

A ferramenta poderia ter sido usada como uma lança ou como um aparelho para processamento de madeira. Isso só prova que esses primeiros povos do deserto eram inovadores em sua tecnologia. A ferramenta também parece bastante sofisticada, o que sugere que os aborígenes não eram apenas qualificados, mas também adaptáveis ??aos seus ambientes, à medida que se espalhavam pelo continente e encontravam ecossistemas muito diferentes. Acredita-se que essa ferramenta tenha 43 mil anos

Migração

Um estudo de 2016 descobriu que toda a população humana veio de uma grande migração da África que ocorreu 72.000 anos atrás. Desse grande povo, os australianos aborígines foram os primeiros a se isolar geneticamente, transformando-se na primeira civilização do mundo. Enquanto eles se isolaram geneticamente há cerca de 58 mil anos atrás, os europeus e os asiáticos só se isolaram há cerca de 16 mil anos. Após isso, em cerca de 31 mil anos atrás, esse grupo começou a se tornar geneticamente distinto uns dos outros. "A diversidade genética entre os aborígenes australianos é incrível," afirmou Anna-Sapfo Malaspinas, uma das pesquisadoras. Ela completa, "como o continente está habitado há muito tempo, descobrimos que grupos do sudoeste da Austrália são geneticamente mais diferentes do nordeste da Austrália do que, por exemplo, nativos americanos de siberianos".

Cada grupo aborígines encontrado na Austrália se distingue um do outro, pois cada um se adaptou às caraterísticas da região onde se enraizaram. Isso aconteceu porque o terreno australiano é vasto e com diferenças dentro de si mesmo. Quando o grupo saiu da África para lá, eles se dividiram por aquela grande região. Há cerca de 250 anos atrás, existiam mais de 200 línguas aborígenes diferentes, além de centenas de dialetos que eram falados em diferentes tribos do continente. Apesar de sabermos tudo isso sobre eles, eles ainda são a civilização mais misteriosa de que temos notícia no mundo.

E aí, o que você achou dessa descoberta? Comenta aqui com a gente e compartilha essa notícia nas suas redes sociais. E para você que tem medo do que pode encontrar na Austrália, aquele abraço.


Próxima Matéria
Via   ati  
avatar Toni Nascimento
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest