• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a empresa japonesa onde você pode alugar uma família completa

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      20/06/19 às 13h48

Já vimos casos de aluguel de amigos, aluguel de madrinhas para casamento, mas o Japão foi além. Existe uma empresa onde você pode alugar alguém para interpretar o papel que você precisar, inclusive de alguém da família. Não tem marido? Alugue um. Não tem pais para apresentar para o noivo? Você pode alugar pessoas para interpretar o seu pai e a sua mãe. Se precisar de um tio, uma prima, um avô.... Tudo é possível no Japão.

A empresa Family Romance oferece um serviço personalizado de aluguel de pessoas. Por algumas horas, ou dias da semana, você pode ter a família que sempre sonhou. Mesmo que não seja de verdade, você pode iludir algumas pessoas. Fundada há 10 anos, a Family Romance é especializada no aluguel de amigos e familiares, e por mais que pareça algo de filme, a empresa tem bastante clientes.

A empresa

Fundada há 10 anos pelo japonês Yuichi Ishii, a Family Romance tem hoje uma equipe com 2,2 mil funcionários. Eles estão preparados para serem pais, mães, filhos, tios, avós, namorados e amigos. Tudo o que você precisar em alguém, você pode ter com a Family Romance.

Mesmo que nem todos os japoneses saibam da existência desse tipo de negócio, a popularidade da empresa está crescendo a cada dia. Inclusive, a ideia até virou até um filme. O diretor alemão, Werner Herzog, enxergou potencial na história e fez dela um filem para o cinema. O Family Romance, LLC, teve a sua estreia esse ano no famoso Festival de Cannes, e tem como protagonista o próprio fundador da empresa.

Inclusive, Ishii vai lançar um livro, onde conta várias das suas experiências trabalhando como um "ator" familiar. O livro Human Rental Shop (Loja de aluguel de humanos, em tradução literal) será lançado ainda esse ano. Com esse trabalho, o fundador e autor do livro relata a sua vivência como pertencente à centenas de famílias sem pertencer a nenhuma delas de fato.

O serviço é oferecido principalmente para pessoas com problemas e que precisam suprir certas carências. Pode parecer um pouco falso, mas por algumas horas, você terá um amigo ou parente. "Há muita gente que contrata esse serviço com propósitos muito diferentes. Alugamos todos os tipos de parentes, para todos os tipos de situações", diz o fundador da empresa.

Ele conta ainda que o serviço é personalizado, para dar mais veracidade. "Procuramos pessoas que sejam parecidas com os familiares originais para desempenhar o papel, mesma altura, corte de cabelo, idade, etc.", explica Ishii.

O serviço

Com a Family Romance, aqueles que têm dificuldade em fazer amigos, podem alugar um. Se tem um casamento para ir e não tem nenhum acompanhante, você pode ter um. Ishii afirma que o serviço oferece de tudo. "Tem até idosos que alugam filhas, filhos, netos para recriar o que já viveram ou nunca chegaram a ter".

A ideia surgiu há 14 anos, quando uma amiga de Ishii, mãe solteira, queria matricular o filho em uma escola privada. Para a matrícula, a escola solicitou uma entrevista com o pai e a mãe da criança. Ele, para ajudá-la, fingiu ser o pai do filho da amiga. "Não funcionou como esperávamos porque a criança e eu não conseguimos agir realmente como uma família, mas percebi que havia algo interessante nessa carência familiar", conta ele.

Como no Japão existem cerca de 200 mil casais se divorciando todos os anos, essa é uma situação para muitos pais solteiros. "Na sociedade japonesa, assim como em muitas outras, uma família monoparental tem desvantagens. Então pensei que, se criasse um serviço para alugar famílias, poderia ser usado como um complemento às relações. Esse foi o gatilho", afirma o empresário.

O aluguel de pais é o mais popular entre os serviços oferecidos pela empresa. Muitas famílias usam o serviço como uma tentativa de preencher o espaço da figura paterna. A empresa conta com regras específicas. Por exemplo, cada funcionário, ou ator, como preferir, tem um limite de apenas 5 famílias. Mas como Ishii é o funcionário mais experiente, atualmente ele é o pai de 25 famílias no total.

E você, o que achou dessa ideia? Teria coragem de alugar algum parente? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Imagens BBC
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+