• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça essa estranha criatura aquática que tem 5 corações

POR Jesus Galvão    EM Mundo Animal      27/10/19 às 23h04

Alguns biólogos diriam que esta é uma das criaturas mais aterrorizantes que podemos encontrar no oceano. E não necessariamente por sua aparência. Bom, talvez a aparência contribua um pouco por não ser das mais adoráveis. No entanto, tal afirmação tem muito mais a ver com seu comportamento e uma de suas estrategias de defesa.

Este animal marinho costuma produzir uma espécie de lodo bastante espesso ao seu redor ao se sentir ameaçado. Além do mais, ele se alimenta sugando corpos de outros animais mortos que ele encontra no fundo do mar. Eles prendem seus dentes no corpo sem vida e, muitas vezes, em estado de putrefação e ali passa muitos dias se nutrindo.

A criatura de que estamos falando se trata do myxini, ou 'peixe-bruxa' como é popularmente conhecido. Essas criaturas primitivas em muito se parecem com as lampreias, mas não devemos confundi-los. Este animal não possui olhos ou mandíbula. Apesar de apresentar alguns ossos, ele não possui espinha dorsal. O que é algo realmente incomum no reino animal.

Muitas pessoas os confundem com as lampreias justamente pelo fato da ausência de mandíbulas. Apesar de pertencerem a mesma família, eles possuem diferenças. Eles possuem duas estruturas horizontais onde estão localizados seus afiados dentes. Para se alimentar, o myxini gruda seus dentes com força em outro animal. Sendo estes geralmente outros vermes.

Entretanto, esta espécie é considerada um carniçal, ou seja, eles se costumam se alimentar de cadáveres. E isso, eles fazem com a maior calma. Eles costumam utilizar uma estratégia muito peculiar para isso. Eles fazem um nó com seu corpo, envolvendo o cadáver, depois perfuram a carne com a ponta do rabo, o levando até a boca para degustá-lo.

Myxini: o peixe-bruxa

O myxini não é uma animal muito grande e, geralmente, mede cerca de 20 centímetros. Entretanto, já foram relatados espécimes de cerca de 127 centímetros. Porém, não há muito com o que nos preocuparmos, uma vez que eles costumam habitar as profundezas de mares mais frios.

Uma característica muito interessante é que o peixe-bruxa possui coração principal com duas câmaras. No entanto, muitos deles já foram vistos com 5 corações adicionais: 2 cardeais, 2 fluxos e um portal. Algo realmente fascinante e que intriga biólogos e naturalistas no mundo todo.

Na verdade, existe uma grande controvérsia a respeito dessa espécie. Isso porque muitos não aceitam que o myxini seja chamado de 'peixe' e que muitos menos seja comparado com as lampreias. Os argumentos incluem o de que esta se trata de uma linhagem de criaturas muito primitivas. Eles seriam tão antigos, que sequer sabemos dizer desde quando eles vivem nos leitos dos oceanos.

Outra característica dos Myxinis é que eles são vermiformes e capazes de exalar grandes quantidades de um muco fedorento e pegajoso. O que lhes permite escapar rapidamente de seus predadores. Além do mais, tal recurso os ajuda a entrar em qualquer cavidade ou buraco, no fundo do mar ou na carcaça de outros animais.

Eles exalam esse muco através dos poros em sua pele e costumam cobrir, com ele, os cadáveres de que eles vão se alimentar. Isso impede que outro animal venha roubar sua comida.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Supercurioso  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+