• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça essa nova teoria sobre Atlântida, a cidade perdida

POR Leticia Rocha    EM Mundo Afora      10/09/18 às 18h59

O mistério que cerca Atlântida é tão grande quanto aquele que envolve o Triângulo das Bermudas. Atlântida seria uma ilha com um grande potencial naval que acabou se afundando no oceano após uma tentativa fracassada de invadir Atenas. A cidade perdida é citada em alguns textos antigos, o primeiro registro teria sido feito por Platão em suas obras intituladas "Crítias ou a Atlântida".

Existem inúmeras teorias sobre onde estaria Atlântida. Desde a Idade Moderna, inúmeros estudos foram realizados, com o intuito de encontrar algum rastro da cidade perdida. Enquanto muitos se esforçam para encontra-lá, outros refutam essa hipótese. Acreditam que a cidade não passou de uma invenção de Platão e que na realidade, não há nada para ser descoberto.

A nova teoria

O youtuber Jimmy Bright, criou uma nova explicação para a localização de Atlântida. Segundo Jimmy, o local conhecido como "olho da África" seria a real localização da cidade desaparecida. O homem usou alguns textos de Platão e fotos tiradas por satélites recentemente, que se adequam às descrições do matemático e filósofo.

De acordo com Jimmy, quando se circula a estrutura geográfica africana, o diâmetro é equivalente a 23,5 quilômetros, o que confere com os dados oferecidos por Platão. Além disso, a formação geológica do local, é semelhante a descrição de Atlântida, que era formada por três círculos concêntricos de terra e mais três de água.

Para confirmar essa última afirmação, Jimmy mostrou nas imagens que o "olho africano" é cercado por uma cadeia de montanhas. Ao redor das grandes rochas, o youtuber chama a atenção para a estrutura da terra, que parece ser terra seca, o que inclusive leva a possibilidade de ali ter existido algum rio.

Outro ponto da hipótese de Jimmy, é que na descrição de Platão, Atlântida era cercada por uma "planície lisa e lisa". O que também se encaixa ao território africano, que é cercado pelo deserto do Saara.

Teorias e mais teorias

Essa é apenas uma das teorias sobre a localização de Atlântida, há outras inúmeras suposições e possibilidades. Inclusive a de ela nunca ter realmente existido. O mapa acima traz algumas das possíveis localizações da cidade, todas elas com explicações e estudos diferentes.

Alguns estudiosos de Platão acreditam que a cidade perdida é na verdade a própria América. Acreditam que Tiwanaku, antiga civilização localizada em terras bolivianas seria a civilização de Atlântida. Já outros historiadores e arqueólogos acreditam que a cidade perdida fica na ilha de Creta. Antes mesmo dessa última teoria,  Richard Freund, um arqueólogo da Universidade de Hartford, afirmou que a cidade perdida estaria localizada numa área conhecida como Ilha da Madeira, no oceano Atlântico.

Próxima Matéria
Via   sohistoria     actualidad  
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+