• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a evolução do alfabeto que conhecemos hoje

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      06/02/19 às 17h57

Matt Baker é um artista da internet que muitas pessoas, pelo mundo, conhecem. O homem por trás do portal Useful Charts cria vários fluxogramas, que abrangem de centenas até milhares de anos de história. Todos eles são práticos e contam com muitas cores para otimizar o aprendizado de quem analisa.

Um dos seus trabalhos que ganhou destaque nos últimos tempos é o trabalho chamado "Evolution of the Alphabet". Em uma tradução livre, podemos chamar de "A Evolução do Alfabeto".

A Evolução do Alfabeto

O gráfico, que está disponível no site, examina quase 3800 anos de evolução das letras do alfabeto desde os hieróglifos egípcios (cerca de 1750 a.C), passando pelo alfabeto fenício, o grego antigo, latim até chegar nas formas atuais, que usamos nos dias de hoje.

No infográfico, é possível ver que algumas letras mudaram pouco ao longo de milênios, enquanto outras, como U, V e W, se desenvolveram mais recentemente na história, a partir de um único caractere.

Vídeo do fluxograma

O fluxograma foi criado em associação com o "Writing Systems of the World" - ou "Sistemas de Escrita do Mundo" -, que analisa 51 sistemas de escrita diferentes de todo o globo. Você pode ver acima o vídeo, em inglês, que detalha melhor todo este procedimento de análise. O ilustrador vende suas criações através de seu site ou pela plataforma Etsy.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que adora fluxogramas mesmo sem entendê-los muito bem, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   Hypesciense  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+