icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Conheça a história dos animais que foram enviados ao espaço

POR Gustavo Camargo    EM Mundo Animal      23/11/17 às 12h38
capa do post Conheça a história dos animais que foram enviados ao espaço

Se você acredita que somente humanos foram capazes de dar uma olhada no nosso planeta pelo lado de fora, está bastante enganado. Antes de existir uma tecnologia adequada e pela falta de coragem de enviar seres humanos para fora do planeta, os animais foram os primeiros a se aventurar.

O primeiro ser vivo que conheceu o espaço foi a mosca-das-frutas, enviada juntamente com sementes em julho de 1946 com o objetivo de investigar os efeitos da exposição à radiação em altitudes elevadas. A mosca voltou viva em uma cápsula presa a um paraquedas. Bom, levando isso em consideração trouxemos a história dos animais que foram enviados ao espaço. Confira:

1 - Laika, a cadela

Cientistas querendo estudar se um animal poderia permanecer na órbita da Terra, enviaram Laika, uma cadela soviética. Infelizmente o animal não sobreviveu ao passeio e morreu depois de 7 horas de viagem devido a um superaquecimento da cabine.

Laika foi pega por cientistas soviéticos que pensavam que cães resistiriam melhor as condições extremas e as temperaturas do espaço. Ela foi treinada para viajar no espaço, sendo acostumada a ficar em gaiolas pequenas e aprendendo a comer um gel nutritivo o que basicamente seria seu alimento.

2 - Miss Baker e Able

Em 28 de maio de 1959, dois pequenos macacos contribuíram para o "grande passo" da humanidade. Felizmente voltaram a salva da viagem espacial. A viagem cobriu 2413km, durou 15 minutos e levou a dupla de símios do Cabo Canaveral (nos Estados Unidos) ao Oceano Atlântico, num pouso próximo a Porto Rico.

Na imagem acima vemos Miss Baker, que não apenas sobreviveu ao voo mas que se transformou em uma celebridade pelo resto de sua vida. O outro macaco, Able, não teve tanta sorte. Ele veio morrer logo após ter retornada Terra, quando médicos faziam uma operação para a retirada dos eletrodos que os monitoravam.

3 - Ham

Em 1961, a NASA lançou o chimpanzé Ham para o espaço. O primata foi treinado para acreditar que estava no controle da nave espacial. Para a alegria da equipe, Ham voltou a salvo demostrando assim que os humanos também poderiam ir para o espaço. Depois da viagem Ham teve uma vida sossegada. O animalzinho viveu por mais 17 anos no Zoológico Nacional de Washington, Estados Unidos.

E aí, o que acharam da matéria? Conheciam essas animais? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Supercurioso  
Imagens Thedodo
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest