• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça a história por trás do Marinheiro Popeye

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      04/12/18 às 11h08

Você provavelmente já ouviu falar e até acompanhou alguma aventura do marinheiro Popeye, não é mesmo? Gerações passadas e a nova já tiveram a oportunidade de conhecer o icônico marinheiro que se alimenta de espinafre para ganhar força e tudo que ele faz ao lado de Brutus, sua amada Olívia Palito e sempre acompanhado das trapalhadas de Dudu, Gugu e Alice. No entanto, muitos conhecem apenas o personagem das telas de TV, mas não sabem que existe uma história real por trás disso tudo. Pensando nisso, resolvemos trazer essa história para você, caro leitor. No entanto, antes de conhecer o caso, é preciso conhecer um pouco mais sobre o autor.

História do autor

Elzie Crisler Segar é um cartunista nascido em Illinois, cidade localizada nos Estados Unidos. A princípio, ele não imaginava que o seu personagem fosse fazer tanto sucesso. Os primeiros desenhos criados por Segar foram baseados em alguns filmes de Charles Chaplin, os quais ele costumava assistir enquanto trabalhava em um projetor de cinema. Um dia, Richard Felton Outcault, que é autor e ilustrador, convenceu Elzie a enviar seus desenhos para a imprensa. No ano de 1916, ele teve suas primeiras tiras sobre Chaplin publicadas em um jornal de Chicago. Passou a se apresentar no Chicago Evening American em 1918. Esse era um jornal vespertino.

Com isso, elefoi convidado a participar da série "Timble Theatre", do New York Journal. O marinheiro finalmente nasceu no ano de 1929 e era, até então, personagem secundário na tira. O que era para ser apenas mais um personagem do cartunista logo tornou-se o centro das atenções. Popeye acabou virando um dos personagens de quadrinhos mais famosos de todos os tempos.

Elzie Segar, o criador e "pai" do marinheiro era em demasia maluco e vivia tomado por drogas dia e noite. No ano em que criou o personagem (1929) ainda não tinha maconha nos Estados Unidos. Com isso, ele se drogava com ópio, morfina e outros tipos de drogas. Certo dia, sentado na zona portuária, encontrou com um amigo antigo que havia acabado de chegar de viagem. Frank "Rocky" Fiegel estava chegando da Europa e trazia consigo alguns potes de "canabis". Esse homem costumava fumar cachimbo e apresentava defeito em um dos olhos.

Ele tinha seus braços e mãos disformes e sua boca torta. Ele ainda mentia mais do que deveria. Foi em homenagem a esse amigo que Segar inventou uma história em quadrinhos onde o personagem fumava latas e latas de canabis em um cachimbo e ficava extremamente forte. Seu nome, Popeye é uma junção de "pop" (estourar" e "eye" (olho).

Teor das histórias

As primeiras histórias do marinheiro mais famoso do mundo não eram apropriadas para crianças. No episódio chamado "Blow me Down", o valentão chega brigando com todo mundo. Mais do que isso, ele apresenta estar o tempo inteiro chapado. Esse, nos dias de hoje, com toda certeza barrado da TV, pois as pessoas costumam afirmar ainda que ele seria extremamente influenciador para os jovens e crianças. Confira conosco.

Há um outro episódio chamado "Wild Elephinks", onde o marinheiro aparece matando diversos animais em um ilha perdida. Isso está claramente fazendo uma alusão às "viagens" de sua mente, causadas pelo uso de drogas. Confira conosco esse episódio também e entenda mais a respeito.

O tempo foi passando e Popeye foi ganhando cada vez mais popularidade. Algumas crianças passaram a mostrar mais interesse pelo marinheiro. Para fantasiar mais a história, a maconha foi substituída por espinafre. No entanto, de forma curiosa, algumas vezes Popeye jogava espinafre e ele caia diretamente em seu cachimbo. As pessoas ainda dizem que a larica (fome absurda após usar maconha) em alguns episódios era saciada pelas tortas que Olívia fazia utilizando um ingrediente "secreto".

O personagem influenciou no consumo de espinafre por parte de crianças e adolescentes. O alimento tornou-se célebre e ficou por muito tempo sendo visto como sinônimo de vida saudável. Em alguns lugares, o produto chegou a ficar em falta, pois havia muita demanda e poucos fornecedores. O marinheiro influenciou jovens e crianças até mesmo do Brasil. Existem algumas dúvidas que permanecem sem resposta até os dias de hoje, confiram conosco algumas:

Dúvidas sem respostas sobre Popeye

- Em vários episódios, Olívia maltrata, bate e até trai Popeye. No entanto, apesar de não apresentar nenhum atrativo físico e nos maus modos, por que ele insistia tanto no amor pela mulher?

- Brutus começa diversos episódios sendo um grande amigo de Popeye e no meio do capítulo, vira seu inimigo. Ele o trai e ofende. Por que o marinheiro não o tira de sua lista de amigos?

- O que seriam as deformidades em seus braços?

Curiosidades gerais

- A marca de espinafre Popeye tornou-se a segunda maior marca do produto na América.

- Esse alimento não dava a ele somente super força, mas também o transformava em um ótimo dançarino.

- Diversos episódios tiveram cenas cortadas por apresentarem um conteúdo extremamente ofensivo racialmente. Eles atacavam japoneses e afro-americanos.

Nova versão

Por falar em Marinheiro Popeye, personagem que completa 90 anos em 2019, sua animação ganhou uma nova versão para a geração Youtube. No domingo (2), estreou o primeiro episódio intitulado de Popeye"s Island Adventures. Esse mostra o marinheiro bem mais jovem e dentro dos padrões politicamente corretos. No lugar do seu cachimbo inseparável, o marinheiro está usando um apito. O seu espinafre agora é plantado e enlatado pelo próprio Popeye, que comanda uma produção orgânica no seu navio.

Olívia Palito também está de volta, mas não mais no papel de "donzela indefesa", que precisava sempre ser salva de Brutus. No primeiro episódio, ela já desenvolve uma invenção voadora e ajuda o marinheiro a dar um fim nos planos no vilão. Acompanhe conosco o episódio a seguir e nos diga o que achou dessa nova versão:

E aí, o que você achou dessa matéria explicando a história do marinheiro mais famoso do mundo animado? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site e viaje em um universo de curiosidades.

Próxima Matéria
Via   Universo Nerd     Uol  
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+