• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o asteroide que poderia transformar todos os humanos em ''bilionários''

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      02/07/19 às 15h04

Você gostaria de ser um bilionário? Já pensou se um asteroide pudesse fazer de todos os 7 bilhões de habitantes do planeta Terra ricos, muito ricos? Pois é, está rolando na internet um boato de que a NASA está planejando uma missão para trazer um objeto espacial feito de ouro para a Terra. Mas, na verdade, a história não é bem assim.

De fato, a Agência Espacial americana tem uma missão para explorar o asteroide misterioso. Mas isso não quer dizer que eles vão conseguir trazer o objeto gigantesco para cá, e que muito menos isso tornará todo mundo um bilionário. Apesar de que, com a quantidade de ouro presente no asteroide, todo mundo poderia ser incrivelmente rico.

O chamado Psyche 16 é um asteroide enorme, de 200 quilômetros de diâmetro que está preso em um cinturão de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter. Devido a sua composição metálica, ele é classificado como um asteroide raro. Os estudiosos acreditam que ele possa ser um pedaço do núcleo de um planeta originalmente muito maior. Mas até agora não se sabe muito a seu respeito, por isso a NASA tem uma missão agendada para 2022 para explorar melhor o tal asteroide de ouro.

 Objeto precioso

A NASA tem planos audaciosos de explorar um asteroide próximo que contém ouro suficiente para fazer de todos os habitantes da Terra efetivamente bilionários. Localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter, o asteroide é feito basicamente de metal sólido. Além de ouro, o objeto é carregado com platina, ferro e níquel.

O Psyche é um núcleo exposto com 2.41 x 1019 kg de metais. Sendo 90% dele composto de ferro, outros 6% de ortopiroxenos (pedras compostas de cálcio, magnésio, sódio, ferro e outros elementos). Por fim, os 4% restantes que são a parte valiosa, composta de ouro, platina, vibranium. Mas se você está achando que 4% é pouco, calcule 4% de 2.41 x 1019 de metais preciosos.

Estima-se que, no total, todos os metais presentes no Psyche valeriam um montante de aproximadamente US$ 10.0000 quadrilhões. Imagina o que daria para fazer com todo esse dinheiro? Na prática, caso fosse possível trazer o asteroide para a Terra, ele destruiria os preços do mercado e causariam um colapso na economia mundial. Ou seja, isso nunca aconteceria, embora a ideia de tornar todo mundo bilionário seja bem interessante.

A missão

A NASA planeja estudar a fundo o asteroide precioso. Para isso, eles planejaram uma missão exploratória prevista para acontecer no verão de 2022. A chamada Discovery Mission, partirá em 2022, e só chegará até a Psyche 16 no ano de 2026. Levando em consideração o tempo gasto da missão, dá para ter uma ideia da complexidade de viajar até o asteroide.

Como trazer um asteroide desse valor para a Terra destruiria a economia global, a NASA pretende fazer essa missão apenas para fins científicos. Até porque, tal manobra ainda é tecnicamente impossível com a tecnologia disponível atualmente. Quem sabe no futuro isso não seja possível?

Basicamente, Psyche 16 é o resultado de violentas colisões entre planetas que eram comuns na época em que o sistema solar ainda estava em fase de formação. Ou seja, estudar esse asteroide poderia nos ajudar a entender como o núcleo da Terra e de outros planetas se formaram.

A NASA ainda não demonstrou interesse em realizar mineração no asteroide. No entanto, duas empresas de mineração espacial já se preparam para uma corrida pelo ouro. As Indústrias do Espaço Profundo e os Recursos Planetários estão de olho no objeto valioso.

Próxima Matéria
Via   Meio Bit     Fox News  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+