• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o Enem de outros países

POR Arthur Porto    EM Mundo Afora      16/10/19 às 15h16

Então, o pessoal que deseja entrar para universidade no ano que vem está estudando? Tem que estudar, galera. O momento decisivo está chegando. E que momento é esse? Bom, dentro de pouco tempo, como vocês sabem, estudantes de todo o Brasil realizam a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em suma, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já disponibilizou os locais das provas. Além disso, os candidatos inscritos, nesta edição do exame, já podem também consultar o Cartão de Confirmação da prova.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa, para este ano, mais de 8,6 milhões de estudantes de todos os estados da federação devem comparecer aos mais de 17 mil locais de provas. O Enem será realizado nos dias 5 e 6 de novembro.

Devido à quantidade de inscritos, o Enem tornou-se, hoje, o segundo maior exame nacional do mundo que dá acesso ao ensino superior. Estima-se que cerca de 600 mil pessoas estão envolvidas na preparação e na aplicação da prova.

Agora, você sabia que o Brasil não é o único país a possuir exames nacionais de ingresso à universidade? Pois é, Estados Unidos, China, França, Chile e outros também possuem um processo similar.

SAT (Estados Unidos)

O Scholastic Aptitude Test (Teste de Aptidão Escolar) ou SAT, como é mais conhecido, é um dos exames mais comuns dos EUA. Assim como o Enem, a prova é utilizada pelas universidades estadunidenses, em seus processos de admissão à universidades.

Em suma, o teste, que é administrado pelo College Board, é aplicado em escala nacional. Também conhecido como SAT Reasoning ou SAT-I, o exame é aceito em todas as instituições.

Basicamente, o intuito da prova é avaliar conhecimentos específicos e habilidades de raciocínio crítico do aluno. Diferente do Enem, o exame é dividido em três partes, matemática, linguagem e interpretação de textos e redação.

A pontuação máxima de cada seção é de 800 pontos. No total, a nota máxima é de 2400. Uma pontuação perfeita no exame é de 1.600. Em suma, a média dos americanos atinge os 1050 pontos.

Dentre os exames nacionais de ingresso à universidade, o SAT é o mais famoso. O SAT acontece seis vezes ao ano, nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, maio e junho.

Gaokao (China)

O Gaokao, ou Exame Nacional Para o Ingresso no Ensino Superior, tem o título de maior prova de acesso ao ensino superior do mundo. Em suma, somente neste ano, 9,4 milhões de estudantes realizaram o exame.

O Gaokao é anual, assim como o Enem. Basicamente, os alunos têm nove horas, em dois dias, para responder às questões. O exame é composto de literatura chinesa, matemática e língua inglesa.

Os candidatos precisam optar por duas áreas específicas: ciências sociais e ciências naturais, e fazer as provas correspondentes. O Gaokao é a única maneira dos chineses entrarem na universidade. Não existe outro tipo de exame.

PSU (Chile)

A Prova de Seleção Unificada, ou PSU, assim como o Enem, é anual. Além disso, o exame é sempre aplicado no final do ano, em dois dias. O PSU é aplicado pelo Departamento de Avaliação, Medição e Registro Educacional, desde 2003.

Diferente dos outros processos citados acima, o exame é composto por duas provas obrigatórias: Linguagem e Comunicação e Matemática.

Além das duas seções, os candidatos devem ainda realizar ao menos uma prova eletiva, sendo elas: História, Geografia e Ciências Sociais; e Ciências, que inclui módulos específicos de Biologia, Química, Física e educação técnico-profissional.

Em suma, cada prova tem 80 questões. Todas são de múltipla escolha. A duração pode variar entre duas horas e meia e duas horas e 55 minutos, dependendo da prova. Além disso, não há perguntas cujas respostas devem ser discursivas.

Baccalauréat, ou Bac (França)

Basicamente, o Bac é extremamente diferente do Enem. Por quê? O exame é aplicado em dois momentos do ensino médio. Para se preparar para o BAC, é preciso estudar história, literatura e conceitos que fazem parte da história cultural do país.

Quando os alunos do ensino médio terminam o segundo ano, eles podem realizar a primeira etapa do exame.

Os candidatos devem optar por especialidade que vai condicionar as provas e a importância delas com relação ao exame. Essas provas são aplicadas ao longo de uma semana.

Após terminarem o terceiro ano do ensino médio, novos testes são aplicados. Nesse momento, os exames são essencialmente dissertativos, com duração entre três e cinco horas. Ainda há também provas de línguas estrangeiras e francês.

Próxima Matéria
Via   Veja     Estudar Fora     UOL  
Imagens UOL
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+