• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o estonteante lago mais antigo da Terra

POR Toni Nascimento    EM Natureza      01/04/19 às 14h08

Às vezes nos pegamos tentando advinhar a idade do mundo. Não, eu não quis dizer literalmente, uma vez que nós não sabemos há quanto tempo essa grande bola está girando no espaço. Eu quero dizer a idade das coisas da natureza.

Quer um exemplo? Às vezes estamos andando de carro e de repente vemos uma árvore muito bela, assim como muito grande. A primeira coisa que vem a minha cabeça é: quantos anos será que têm essa árvore?

Isso pode se aplicar a tudo aquilo que não é feito pelo homem, ou seja, tudo natural. Será quando foi que essa nuvem específica se formou no céu? Quando esse broto germinou? Quando esse rio e essa cachoeira se formaram? E assim por diante.

Às vezes, essas coisas podem ser mais antigas do que podemos imaginar. Elas podem até ser as mais velhas do seu grupo. Esse é o caso desse lago que foi fotografado por um fotógrafo profissional. O lago mais antigo e mais profundo do mundo.

Lago mais antigo e mais profundo do mundo

Este lago em questão não é apenas o mais antigo e profundo da Terra, como também é o mais limpo. Todas essas características combinadas tornam o local ideal e perfeito para as câmeras dos fotógrafos, não importa qual seja a ocasião.

Esse lago se chama Baikal e está localizado ao sul da Sibéria, sendo que ele tem cerca de 600 km de extensão. Quando ele está congelado, a espessura do gelo pode chegar a um metro e cinquenta.

Regularmente, a água do lago congela camada por camada, o que cria padrões diferentes em cada parte especifica do lago. Sem mencionar que muitas vezes, você pode encontrar peixes ou galhos entre os filamentos.

O gelo do lago é também um dos mais transparentes do mundo. A água no lago é tão clara que você pode ver as pedras, plantas e peixes até uma profundidade de 40 metros. Ou seja, você pode ver praticamente tudo abaixo dele.

Visitação

O lago de Baikal é considerada a maior reserva de água doce da Terra. A sua profundidade é de 1.642 metros. Existem apenas mais dois lagos com uma profundidade de 1000 metros: o Lago Tanganica, com 1.470 metros e o Mar Cáspio, com 1.025 metros.

O gelo do lago Baikal permanece por lá até maio, mas recomenda-se visitá-lo entre dezembro e fevereiro. Muitos viajantes movem-se com patins, bicicletas ou trenós. Alguns deles até dormem em tendas no gelo, já que é um lugar maravilhoso e atmosférico. Quer ver algumas fotos bonitas dele? Então toma:

E aí, o que você achou desse lago? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que ficou apaixonado por esse lago de todo o seu coração, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   Nation  
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+