• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o lado do Vietnã que você nunca viu nos filmes

POR Diogo Quiareli    EM Mundo Afora      01/11/19 às 19h11

Você já deve ter ouvido falar do Vietnã nas aulas de História. Mais do que isso, você já deve ter visto o país sendo retratado em algum filme, documentário ou reportagem na TV. Oficialmente, República Socialista do Vietnã, esse é um Estado soberano, que fica no leste da península da Indochina, no sudeste asiático. O país faz fronteira com a China, o Camboja e a Tailândia. Na escola, estudamos o país como um imenso campo de guerra, além de uma região totalmente pobre e sem muitos recursos humanos. Há filmes, como Nascido para Matar, que abordam bem o período de confrontos no Vietnã. Como falamos antes, é possível ainda encontrar uma grande quantidade de documentários sobre isso.

O período, que marcou o país e passou essa imagem ao mundo, foi o da Guerra do Vietnã, entre 1954 e 1975. Nessa época, a Frente Nacional para a Libertação do Vietnã começou uma campanha de guerrilha. Eles visavam derrubar o governo de Diêm. No entanto, no norte, o governo comunista lançou um programa de reforma agrária. Sendo assim, entre 50 mil e 172 mil pessoas acabaram mortas em campanhas contra fazendeiros ricos e proprietários de terras. O país então assinou um tratado com a União Soviética, a fim de receber apoio militar.

Você sabe porque ficamos com essa imagem de terrorismo e devastação quando falamos do Vietnã? Isso simplesmente ocorre porque, ao final da guerra, estima-se que mais de 400 mil pessoas tenham morrido. O país é pobre e não tem como negar isso. No entanto, existe um lado do Vietnã, que você provavelmente nunca viu. E foi pensando nisso, que nós resolvemos trazer essa matéria para você, caro leitor. Confira conosco imagens que você nunca viu em um filme.

Ho Chi Minh City, o melhor lugar do Vietnã

Essa cidade no sul é a maior do país. Ela é surpreendente e choca a todos que visitam o país. Ho Chi Minh City é a antiga Saigon. A primeira coisa que uma pessoa pensa ao chegar à HCMC (abreviação do nome completo) é: que lugar incrível!! Esse é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil de todo o país. O lugar possui cerca de 8,5 milhões de habitantes. Embora o país tenha muitos lugares escassos, essa é uma cidade histórica e portuária, que recebe a classificação de cidade global beta.

HCMC foi fundada pelos khmers e ocupada pela França, em 1859. Ela logo tornou-se a capital de Cochinchina e, posteriormente, de toda a Indochina Francesa até 1902. Em 1954, tornou-se a capital do Vietnã do Sul, transformando-se em quartel general das tropas durante a guerra. Em 1975, as tropas do Vietnã do Norte invadiram a cidade, decretando o fim da guerra. Com uma rica história, o lugar é destino turístico de pessoas do mundo inteiro. O motivo? A história, riqueza e demais belezas que podemos encontrar por lá. Confira conosco uma galeria de imagens.

Galeria

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo, afinal, seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos, assim nos ajuda mais.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+