Conheça o militar que recusou obedecer ordens de Hitler e salvou Paris

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      25/04/19 às 15h25
capa do post Conheça o militar que recusou obedecer ordens de Hitler e salvou Paris

Quando os primeiros sinais de que a Segunda Guerra Mundial já estava chegando a seu fim, até mesmo os generais nazistas de alto escalão ponderavam sobre alguns dos comandos de Adolf Hitler. O obediente e leal general Dietrich von Choltitz deu um passo ainda mais adiante.

O militar decidiu que iria ignorar uma das ordens de Hitler. Em agosto de 1944, o último comandante militar alemão de Paris, na França, recebeu ordens do Führer para que incendiasse a cidade. Isso para evitar que as forças dos Aliados a tomassem. Nada deveria ser poupado. O que incluía os principais edifícios e monumentos, como a Catedral de Notre-Dame, recentemente destruída em um incêndio.

Muitas pessoas acreditam que tudo não passa de invenção e que um nazista não teria tanto apreço por Paris a ponto de poupá-la da destruição. Embora, uma parte substancial dos franceses tenham aderido a essa versão dos eventos.

Dietrich von Choltitz

Dietrich von Choltitz nasceu em 9 de novembro de 1894, em Neustadt, na Alemanha. Ele é filho de Gertrud von Choltitz e Hans von Choltitz. Em 1907, seguindo os passos de seu pai, que era um major do Exército Prussiano, von Choltitz ingressou na Escola de Cadetes de Dresden.

Alguns messes antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial, o alemão se juntou ao Exército Saxão Real, como um candidato a oficial. Após auxiliar em algumas batalhas na Frente Ocidental, von Choltitz foi promovido a tenente. Seu nome rapidamente começou a se destacar. Em 1929, ele se tornou capitão da cavalaria e em 1937 se tornou major.

Embora muitas pessoas afirmem que o militar tenha sido a peça chave para evitar que Paris fosse completamente destruída, von Choltitz participou de alguns dos eventos mais destrutivos da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele esteve envolvido na invasão da Polônia, em 1939. Atuou na invasão nazista da França, em 1940 e no cerco de Sebastopol, em 1941. Entre 1943 a 1944, von Choltitz foi transferido para a França, onde foi nomeado comandante militar de Paris.

O salvador de Paris

O militar assumiu o comando da capital francesa em 8 de agosto de 1944. No dia anterior, ele foi orientado a se preparar para destruir todo e qualquer monumento histórico e religioso da cidade. A ordem era para evitar que os Aliados tomassem Paris novamente.

De acordo com o que contam, Hitler exigiu que o status de sua ordem fosse atualizado o mais breve possível. Segundo o livro de memórias de von Choltitz, ele não conseguiu seguir as ordens do Führer por acreditar que ele estava mentalmente doente.

"Se pela primeira vez eu o desobedeci, foi porque eu sabia que Hitler estava louco", disse ele.

Dietrich von Choltitz não somente não destruiu a cidade, como em 25 de agosto de 1944, ele se rendeu e entregou a cidade de volta aos franceses. Entretanto, muitas pessoas alegam que toda essa história é uma grande invenção. Mas, Timo von Choltitz, filho do militar, continuou a perpetuar a versão da história contada por seu pai.

"Se ele salvasse apenas a Notre-Dame, isso já seria motivo suficiente para os franceses serem gratos", disse ele. "Mas ele poderia ter feito muito mais. A França oficialmente se recusa até hoje a aceitá-lo e insiste que a Resistência libertou Paris com 2.000 armas contra o exército alemão", contou o filho do general.

"Oficialmente, para a França, meu pai era um porco, mas todo francês educado sabe o que [ele] fez por eles", acrescentou. "Estou muito orgulhoso de sua memória".

Apesar de tais afirmações, muitos parecem não somente discordar da versão de von Choltitz, quanto o acusam de ter criado todo o enredo para manipular a história.

"Ele criou uma lenda para si mesmo. As pessoas criam um lugar para si na história, seja salvando ou destruindo. Ele decidiu que seu mito seria que ele salvou a cidade", disse Lionel Dardenne, do Museu da Ordem da Libertação.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
Imagens Meio Norte
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+