• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o Nintendo Play Station, o videogame mais raro do mundo

POR Erik Ely    EM Fatos Nerd      20/02/20 às 15h55

Quem não é muito ligado na história dos videogames, pode não saber, mas o PlayStation já foi da Nintendo. Dessa forma, o que hoje é talvez a linha de consoles mais popular da indústria, já foi um projeto da Sony para um acessório, que rodava jogos em formato de CD no Super Nintendo. Ele era o Nintendo Play Station, o videogame mais raro do mundo.

Produzido pela Sony no início dos anos 1990, o console foi esnobado pela Nintendo. Mas com o tempo, se tornou uma verdadeira relíquia. Menos de 200 protótipos do aparelho foram produzidos. E para se ter uma ideia, um deles está à venda num leilão, que já passa dos US$ 360 mil.

Um videogame que se tornou uma relíquia

Os atuais proprietários do Play Station adquiriram essa raridade em um leilão de falências que incluía itens do ex-CEO da Sony, Olaf Olafsson. Depois disso, a Heritage Auctions, passou a conduzir o leilão e garante que o aparelho funciona. Para isso, ele jogaram alguns rounds do jogo Mortal Kombat.

Dessa forma, o Nintendo Play Station, escrito separado mesmo, esteve em produção no início dos anos 1990. Porém, um dia depois que a Sony anunciou sua parceria com a Nintendo na CES 1991, a Nintendo revelou que havia fechado um acordo com Phillips, para uma plataforma de jogos baseada em CD.

E o resultada dessa parceria foi o Phillips CD-i, um projeto que mal-sucedido que teve títulos como "Hotel Mario", "Link: The Faces of Evil" e "Zelda: The Wand of Gamelon", alguns dos piores jogos de todos os tempos. Depois disso, três anos depois, a Sony lançou o PlayStation, seu próprio console e agora, escrito tudo junto. E o que viria depois disso, se tornou história, ou melhor, se tornou um dos consoles mais vendidos e mais queridos pelos fãs da marca.

Um leilão que vai entrar para história

Um dos interessados em comprar o Nintendo Play Station, é o criador do Oculus VR, Palmer Luckey. Colecionador de consoles, o executivo explicou que deseja digitalizar e preservar a história dos videogames físicos. Dessa forma, ele pretende criar uma experiência em realidade virtual que "garantirá que a experiência original continue para sempre".

Normalmente, o hardware do console não é raro o suficiente, para quebrar recorde. Por isso, itens mais caros e raros tendem a ser os videogames da geração anterior, de 8 bits. Para termos uma ideia, apenas o obscuro título Stadium Events do NES (Nintendinho), já foi listado no eBay por US $ 100.099,99. Em outro caso, um cartucho verde da primeira edição do Super Mario Bros., foi vendida por 23.000 libras. Hoje, esse valor estaria estimado em cerca de 130 mil reais.

De todo modo, para os interessados no console, o leilão vai até o próximo dia 27. Além disso, no dia 6 de março ocorrerá uma transmissão ao vivo para o leilão. Até lá, vai saber qual será o preço do console. Contudo, os proprietários da relíquia já afirmaram que recusaram uma oferta de U$ 1,2 milhão pelo videogame. Então, podemos ter certeza que as expectativas estão bem elevadas.

Próxima Matéria
Via   Olhar Digital     Canaltech     Metro.co.uk  
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+