• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o novo tiranossauro recém descoberto

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      11/02/20 às 18h32

Dinossauros são um grupo de diversos animais membros do clado dinosauria. As suposições são de que eles apareceram na Terra há pelo menos 223 milhões de anos e foram os dominantes do planeta por mais de 167 milhões de anos em toda a era dos dinossauros.

Eles são um tópico que atiça a curiosidade de todos. Esses animais são praticamente dragões sem as asas, e que realmente existiram. Todo o universo que os circunda parece ser misterioso e cabível de exploração. Talvez por isso, tenham tantas pessoas estudando para descobrir coisas, desde como eles andavam, até sua reprodução ou tipo de pele.

O que temos para responder nossas perguntas são os ossos fossilizados desses animais, mas mesmo assim, eles não são capazes de nos dar todas as informações que precisamos e nem sanar todas as nossas dúvidas.

O conceito de dinossauro está bem fixado na nossa cabeça, seja por programas infantis como Barney ou Família Dinossauros, ou pelos filmes de ficção científica como Jurassic Park. O fascínio por essas criaturas e a vontade de vê-las vivas não diminuiu com o passar do tempo e continua fazendo sucesso, em filmes de Hollywood.

Além também de ser um campo de pesquisa que parece não se esgotar nunca. Tanto que uma nova espécie de tiranossauro foi identificada em Alberta, no Canadá.

Descoberta

"Estamos entusiasmados em anunciar a primeira nova espécie de tiranossauro a ser descoberta no Canadá, em 50 anos. O último tiranossauro descrito no Canadá foi o Daspletossauro em 1970", disse François Therrien, curador de paleoecologia de dinossauros, no Museu Real Tyrrell.

Essa nova espécie descoberta tinha cerca de oito metros de comprimento. E, provavelmente, tinham sua dieta baseada em grandes dinossauros herbívoros. Esse novo dinossauro foi chamado de  Thanatotheristes degrootorum. E é o tiranossauro mais antigo do Canadá e do norte da América do Norte.

"Esta é a ocorrência mais antiga de um grande tiranossauro no Canadá. Encontrado em uma janela de tempo mais antiga do que onde foram encontrados tiranossauros anteriores", disse Darla Zelenitsky, pesquisadora de dinossauros da Universidade de Calgary.

François Therrien acrescenta que com essa nova espécie é possível saber que os tiranossauros também estavam presentes em Alberta bem antes do que 77 milhões de anos atrás. "Podemos dizer pelo crânio como o Thanatotheristes degrootorum está relacionado aos outros tiranossauros mais conhecidos de Alberta", ressaltou Therrien.

Espécie

Quem encontrou o crânio parcial e os ossos da mandíbula desse tiranossauro foram John e Sandra De Groot, agricultores e entusiastas da paleontologia, em 2010.

"O maxilar foi uma descoberta absolutamente impressionante. Sabíamos que era especial porque você podia ver claramente os dentes fossilizados", disse John.

"John sempre dizia que um dia encontraria um crânio de dinossauro. Encontrar a mandíbula foi emocionante. Ouvir que é uma espécie nova, e vê-la com o nome de nossa família, foi inacreditável", acrescentou Sandra.

As características que  foram vistas no crânio do Thanatotheristes degrootorum nunca tinham sido vistas em outros dinossauros. No fóssil é possível ver várias características físicas como por exemplo, os sulcos ao longo da mandíbula superior. Isso já o difere como sendo uma nova espécie.

O diagnóstico disse que esse tiranossauro é um parente próximo de outras duas espécies, que já são conhecidas. São elas, o Daspletosaurus torosus e Daspletosaurus horneri. Essas três espécies formam um grupo novo de dinossauro, chamado Daspletosaurini.

"Essa descoberta é significativa porque preenche uma lacuna no nosso entendimento da evolução do tiranossauro. O Thanatotheristes degrootorum fornece aos cientistas informações sobre a árvore genealógica dos tiranossauros. E mostra que os tiranossauros do Cretáceo de Alberta eram mais diversos do que se sabia anteriormente", concluiu Therrien.

Próxima Matéria
Via   Sci news  
Imagens Sci news
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+