• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o país que está localizado nos 4 hemisférios do planeta

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      06/12/19 às 14h25

Você pode até ser uma pessoa super viajada, que conheça vários países, e todos os continentes do planeta Terra. Mas eu tenho quase certeza que você nunca visitou o Kiribati, ou sequer sabe de sua existência. Até porque esse pequeno país insular no Pacífico Central, com apenas 33 atóis de corais e ilhas ao lado do Equador é pouco conhecido. É um país com várias peculiaridades e que poucas pessoas conhecem a respeito. De fato, essa deve ser a primeira vez que você lê algo a respeito desse país.

Com lagoas e praias de areia branca, onde muitas dessas ilhas são desabitadas, representam um local remoto no meio do Oceano. No entanto, o mais interessante sobre essa pequeno país, é que ele concentra diversas anomalias geográficas. A mais legal de todas é que Kiribati é o primeiro e o único país do mundo que está localizado nos 4 hemisférios do planeta. Muito legal, não é mesmo?

Kiribati

Kiribati é formado por pequenas ilhas e 33 atóis de coral, espalhados por cerca de 3 mil milhas, em todo o Equador. O  que faz dele um país único. Kiribati tem várias peculiaridades geográficas, é um lugar remoto e com poucos habitantes. Mas que torna esse país realmente único e especial é o fato de que ele está situado nos quatro hemisférios do planeta. Isso porque suas várias ilhas se estendem aos hemisférios leste e oeste, assim como ao norte e ao sul.

Kiribati é o país mais distante do Meridiano de Greenwich, na GMT+14. O que faz dele o primeiro país a receber o Ano Novo. Até que ser um lugar remoto, no meio do oceano, tem as suas vantagens. Mas, na verdade, isso foi feito de propósito. Justamente para manter a semana de trabalho igual para todo o país, ao invés de dividir a data internacional.

Outro fato interessante, sobre essa nação, é o fato de Kiribati ser constituído por 33 atóis e ilhas de corais. E entre todos eles, apenas 21 são habitados. Ele é o 197° país mais populoso do mundo, ou seja, um dos menos habitados do planeta. E mesmo que tenha apenas 811 quilômetros quadrados, sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE) é de 3.441.810 quilômetros quadros. Ou seja, sua ZEE  é ligeiramente maior do que toda a Índia.

Dentro todas ilhas desabitadas que fazem parte do país, duas delas desapareceram no mar em 1999. Inclusive, com o risco real de todo o país se afogar no mar, Kiribati está até negociando a compra de 5 mil acres de terra de Fiji. Caso algo do tipo aconteça novamente, eles tenham um lugar para realocar o seu povo.

A nação

No entanto, Kiribati (se pronuncia Ki-ri-bas) é uma das nações mais pobres do mundo. Tanto que é nomeado pela Organização Mundial da Saúde das Nações Unidas (OMS), como um dos países mais necessitados em termos médicos do mundo.

Os habitantes da ilhas sobrevivem praticamente com uma dieta exclusiva de peixes, cocos e taro. O que muitas vezes pode causar infecções e doenças sem remédios de qualquer tipo. Lá não é como os demais países que contam com hospitais e médicos. A maioria das ilhas de Kiribati não possuem médico algum. O atendimento de saúde é feito por enfermeiras, que atendem a toda a população da forma que podem.

Esse enfermeiros são fornecidos pela Pacific Islands Medical Aid. A organização envia ainda antibióticos, remédios para dor, comprimidos para parasitas internos, antidiabéticos e outros medicamentos e suprimentos de primeira necessidade.

Por mais curioso que seja, Kiribati conta com recursos naturais limitados, além de que a sua localização no Pacífico Central isole seus 105 mil habitantes do resto do mundo. É praticamente um lugar além do resto do mundo.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+