icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Conheça o papagaio Drácula, a ave mais gótica do mundo

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      03/03/20 às 23h55
capa do post Conheça o papagaio Drácula, a ave mais gótica do mundo

Você pode até ser um especialista em aves e ter visto muitos pássaros interessantes na sua vida, mas dificilmente, algum será mais espetacular do que esse papagaio. Sempre quando pensamos em papagaios, temos uma imagem padrão da ave, que geralmente é verde, vermelha ou azul. Mas esses são apenas os tipos mais comuns de papagaios que existem no mundo, e olha que existem diversos deles. Para ser mais exata, catalogadas, existem 393 espécies diferentes de papagaios, umas mais peculiares do que as outras.

Desde cacatuas com crista de enxofre até papagaios de asas de bronze, o que não falta entre esses pássaros são detalhes únicos. Além de, é claro, sempre nos surpreender por sua inteligência e beleza. Mas no caso do papagaio de Pesquet, estamos falado de um pássaro único e exuberante, que chama a atenção de qualquer um. Conhecido como papagaio Drácula, basta olhá-lo para entender o porquê desse nome mais do que sugestivo. Conheça o papagaio mais gótico do mundo.

O papagaio Drácula       

O papagaio Pesquet é um pássaro único, majestoso e de uma beleza exuberante. Suas penas pretas e vermelhas lembram a capa do icônico vampiro Conde Drácula, por isso, ele recebeu o nome de Papagaio Drácula.

Esses pássaros incríveis podem ser facilmente reconhecidos. Afinal, seus peitos pretos e cinza, bicos escuros e penas vermelhas brilhantes chamam a atenção de longe. Os papagaios de Pesquet possuem uma cauda curta, e podem chegar até a 50 centímetros de comprimento. Eles podem chegar a pesar entre 680 a 800 gramas.

Machos e fêmeas são muito semelhantes, com uma única diferenciação entre eles. Algo que, no caso, são as manchas vermelhas, atrás das orelhas, que são vistas apenas nos papagaios machos.

E além da aparência única, esses papagaios também têm algumas diferenças com relação aos papagaios mais conhecidos. Isso porque, ao contrário dos outros, os papagaios de Pesquet não ficam em árvores, subindo de um galho para o outro. Eles se movem pulando mesmo.

Peculiaridades

Mas apesar disso tudo, outras características exclusivas desses pássaros fazem deles, seres ainda mais peculiares. Um fato curioso sobre esses pássaros é que eles são uma das três espécies de papagaios, que têm rostos sem penas.

Ele também não é encontrado em qualquer lugar, pois é original de Nova Guiné. Assim, o papagaio Drácula só pode ser encontrado lá. No entanto, essas aves extraordinários se tornaram um alvo para caçadores ilegais. E isso, junto da fala de perda de habitat, que já vem acontecendo com várias outras espécies, inclusive, esses papagaios estão em posição de risco.

Atualmente, a população de papagaios Dráculas beira números perigosamente baixos. E se a caça ilegal continuar a perseguir esses pássaros, eles correm sérios riscos de serem extintos.

Os papagaios Dráculas são alvos dos caçadores devido as suas penas, que são usadas em vestidos cerimoniais, e também pelo comércio de carne de aves. De acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, os papagaios Drácula já foram classificados como uma espécie vulnerável.

E você, já tinha ouvido falar sobre esse pássaro? O que achou do papagaio Drácula? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar também com os seus amigos.


Próxima Matéria
Via   Bored Panda  
Imagens Bored Panda
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest