• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o parasita que pode controlar a mente humana

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      20/11/18 às 18h38

O Toxoplasma gondii talvez seja o parasita mais curioso do nosso planeta. Se vocês acham que essa coisa de um parasita conseguir controlar a mente humana é só coisa de filme de zumbi, caro leitor, fique sabendo que você está redondamente enganando.

Este minúsculo protozoário não parece muito mais do que uma mancha, mas uma vez que ele chega ao cérebro, ele pode alterar radicalmente o comportamento dos hospedeiros, como ratos, gatos e, sim, até mesmo seres humanos.

Mas como esse parasita consegue chegar até o nosso cérebro e como ele pode "controlar" a mente humana? A gente explica como essa criatura curiosa e ao mesmo tempo assustadora pode manipular seu hospedeiro.

O parasita que pode controlar a mente humana

O Toxoplasma gondii é um organismo unicelular e talvez o mais famoso dos parasitas manipuladores de hospedeiros. Ele costuma se hospedar em gatos, que é onde ele se reproduz. Porém, para chegar até dentro das tripas dos felinos, ele contamina principalmente ratos com o objetivo de ser ingerido por gatos e assim pode começar a sua reprodução.

Depois de entrar no corpo do hospedeiro, esse parasita pode permanecer por décadas sem causar sintoma algum. Mas quando chega o momento de atacar, esse parasita altera a química cerebral dos seus hospedeiros. Os ratos infectados, por exemplo, perdem o medo do odor dos gatos e passam até a serem atraídos pelo cheiro deles. Isso faz com que os ratos fiquem o mais expostos e assim tendo mais chances de serem capturados pelos felinos.

Mas o mais assustador disso tudo é que não apenas os ratos podem ser hospedeiros desse parasita. Pesquisadores estimam que cerca de 30% da população mundial estão carregando o parasita no corpo e não sabem. Alguns estudos já indicaram que casos de esquizofrenia aumentaram muito na virada do século XX, quando a posse de gatos domésticos se tornou comum.

No ano de 2006, Kevin Lafferty (do Centro de Pesquisa Geológica de Santa Bárbara, nos Estados Unidos) encontrou evidências de mudanças de personalidade em indivíduos contaminados, mas o estudo não foi conclusivo.

Pesquisadores estimam que mais de 60 milhões de pessoas nos Estados Unidos atualmente carregam o T. gondii e a maioria não faz ideia disso, porque o parasita geralmente não causa sintomas.

E você, conhecia o parasita capaz de controlar a mente humana? Não esqueça de deixar o seu comentário!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+