icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Conheça o Pitohui, o único pássaro venenoso do planeta

POR Thamyris Fernandes EM Mundo Animal 29/01/15 às 13h59

capa do post Conheça o Pitohui, o único pássaro venenoso do planeta

Uma das mais chocantes e recentes descobertas científicas relacionadas ao reino animal, com certeza, está relacionada a essa pequena ave, dona de penas de cores vibrantes, da espécie Pitohui. Original das florestas da Nova Guiné, os pesquisadores garantem que esse  é o primeiro e o único (pelo menos até o momento) pássaro venenoso do planeta!

Estudos apontam que os Pitohui, especialmente os de coloração mais forte, contam com toxinas tão potentes em suas penas e pele que são capazes de imobilizar os músculos de suas vítimas. Aliás, o veneno do pássaro é tão forte que pode mesmo ser fatal, uma vez que consegue paralisar até mesmo os músculos do coração!

Segundo quem entende do assunto, a toxina com a qual a ave é munida se chama homobatracotoxina e é usada por essa espécie para se defender de predadores ou na hora da caça. O venenamento acontece quando a substância entra em contato com a boca, os olhos, as mucosas nasais ou com a pele machucada da vítima, sendo conduzida por essas áreas diretamente para a corrente sanguínea e, consequentemente, para o coração.

O veneno do Pitohui, inclusive, foi descoberto por acasa, certa vez, quando o pesquisador Jack Dumbacher, da Academia de Ciência da Califórnia, em visita à Nova Guiné, foi arranhado por essa ave. Segundo seus relatos, na hora ele começou a sentir na pele os efeitos da toxina e, como reflexo, chupou a área ferida. No mesmo instante, então, o cientistas começou a sentir na boca o formigamento e a queimação, característicos da homobatracotoxina. Foram os nativos do lugar que alertaram o pesquisador sobre a ave, até então desconhecida pela ciência.

Hoje em dia, já catalogado, estudos levantam a hipótese de que o pássaro conte com essa característica incomum devido à sua alimentação. Isso porque o Pitahui vive, basicamente, de besouros da família Melyridae, que são uma fonte poderosa da toxina encontradas nas penas dessa espécie de aves. Pelo menos é isso que acontece com os sapos Dendrobatidae, que também se alimentam de insetos também venenosos, como as formigas, e possuem alcaloides, uma toxina também venenosa, super potentes.

Intrigante, não? Agora, continuando o assunto, você precisa conhecer também os 10 animais mais venenosos do mundo.


Próxima Matéria
avatar Thamyris Fernandes
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest