• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o primeiro veículo programado para andar em Marte

POR Erik Ely    EM Curiosidades      22/11/19 às 19h35

Em uma livestream fechada, o empreendedor Elon Musk revelou sua mais nova "crianção". Nesse vídeo ao vivo, que estava disponível apenas para quem forneceu nome e e-mail, foi anunciada a primeira picape elétrica da Tesla, a "Cybertruck". O projeto é ambicioso e quer explorar a vizinhança espacial da Terra, podendo ter Marte como sua maior meta.

O que em uma primeira vista pode não parecer grande coisa, é mais do que parece. É válido ressaltar a importância dessa criação. Afinal, ela vem com uma promessa de que o carro mudaria a vida dos estadunidenses. Do mesmo modo que de todo o mundo. E ainda, contando com a possibilidade desse ser o veículo oficial do planeta vermelho, Marte.

Decepciona no lançamento

Um dia antes do grande lançamento, Elon Musk publicou, em sua conta do Twitter, as referências para o carro futurista. Ainda que entre suas principais referências estejam os carros do filme "Blade Runner", o carro também conta o carro do espião James Bond, como inspiração. Contudo, o carro de Musk promete ser muito mais resistente do que os da ficção, ou pelo menos tentará.

Acontece que este veículo, que também promete ser um "carro espacial", falhou em um dos testes propostos. Ainda assim, ele continua sendo extremamente resistente.  Afinal, de acordo com o executivo, a carroceria é feita de uma liga metálica usada em espaçonaves da SpaceX. Portanto, o veículo deveria, no mínimo, ser a prova de balas de calibre menor. Por volta de 9 mm ou menor.

Durante o evento, o chefe de design da Telsla, Franz von Holzhausen, alegou que o carro seria praticamente à prova de balas. No entanto, ele se esqueceu de que "praticamente" não é uma certeza.

No telão, um vídeo do Cybertruck, vencendo um cabo de guerra com a picape Ford F150, fez os fãs vibrarem. Uma vez que este é seu concorrente direto, dentro do mercado automobilístico. Entretanto, nos testes ao vivo, uma bola de metal, lançada pelo designer, quebrou duas das janelas do carro.

Na hora, Elon Musk pareceu levar tudo como uma brincadeira. "Não atravessou, esse é um ponto positivo!", e ainda acrescentou "vamos corrigir depois". Pensando que esse ainda é um protótipo, ele e a Testa ainda vão ter muito tempo para corrigir essa parte. Para se ter uma ideia, os veículos só vão entrar em produção no final de 2020.

Virou meme

E apesar do veículo ter atraído olhares positivos, a grande maioria aproveitou para fazer piada de seu design. Assim, em pouco tempo, o veículo chegou aos trending topics do Twitter.

Seus acertos

Agora, vamos ignorar um pouco os erros da apresentação. Certamente, esse é um de seus projetos mais importantes já anunciados. Sendo apontado, pelo próprio Musk, como seu favorito. Apenas em 2018, só a Ford vendeu 909330 picapes. Em outras palavras, isso significa uma picape vendida a cada 29.3 segundos.

O futuro chegou

Em seu lançamento, o carro virá em três versões, com capacidade para um motorista e mais cinco passageiros. Na configuração mais avançada, o veículo fará de 0 a 100 km/h em 6.5 segundos.

O modelo será vendido por 39.900 dólares, o que convertendo chegaria a 160.000 reais. Seu modelo mais caro custará 69.900 (280.000 reais). E já que o bilionário também é dono da empresa de foguetes, SpaceX, ele já afirmou que pretende ajudar na "colonização" do planeta vermelho. Conforme visto, já temos o carro para a jornada, o futuro chegou e estamos indo rumo ao espaço!

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+