• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Conheça o projeto que pretende mostrar um lado da Africa que nunca é visto

POR Bruno Dias    EM Compartilhando coisa boa      10/04/19 às 18h00

A África é considerada o berço da humanidade. Várias teses mostram indícios de que o gênero homo tenha surgido no continente africano há mais de dois milhões de anos. O continente também é conhecido como o lugar do safari, dos leões, tigres, girafas enormes e uma cultura muito bonita.

Ele é o segundo continente mais populoso do planeta somando mais de 1 bilhão de pessoas e o terceiro maior continente do mundo. Se você parar para pensar, sua extensão chega a cobrir 20% das terras do planeta.

E esse terceiro maior recanto de belezas e segredos tem muita coisa para mostrar que as pessoas nem sonham em conhecer. Mas nem só de belezas e mistérios a África tem para mostrar.

Embora sofra com tanta desigualdade e problemas sociais crônicos, a África ainda assim representa um continente rico em fauna e flora. Sua biodiversidade é realmente exuberante, resguardando os mais incríveis animais que compõem a vida selvagem de nosso mundo. Alguns deles não podem ser encontrados em nenhum outro lugar a não ser por lá. Mas, infelizmente, muitos ainda sofrem com a caça furtiva e já estão ameaçados de extinção.

O continente tem também uma grande diversidade cultural. Na "África Branca", que está ao norte, os povos predominantes são caucasoides e semitas. Já na "África Negra", ao sul do Saara, existem os povos pigmeus, bosquímanos, hotentotes, sudaneses e os bantos.

Com tanta diversidade, o continente tem mais de mil línguas, além dos incontáveis dialetos. Mas mesmo com tanta coisa para ser mostrada em um continente tão rico, basta abrir o jornal e ver mil coisas desanimadoras a respeito do continente. Provavelmente, os assuntos relacionados à África serão guerra, fome, doenças e outras tragédias.

É de se esperar que as pessoas que vivem no continente não estejam satisfeitas com a forma como sua casa é vista pelo resto do mundo. Por mais cheia de belezas e coisas boas que a África possa ser, quando pensamos no continente, a pobreza é uma das primeiras coisas que vem à nossa cabeça.

E um grupo de jovens estava inconformado com essa situação e tomou uma decisão importante. Com a exposição negativa que seu continente tem no resto do mundo, eles então tentaram uma forma de reverter isso. Foi aí que lançaram a campanha #TheAfricaTheMediaNeverShowsYou (a África que a mídia nunca mostra, traduzido) no Twitter.

Campanha

A ideia é que todas as pessoas consigam participar e compartilhar imagens positivas sobre o continente. É para que as belezas da África sejam compartilhadas com o mundo. E que assim, vários esteriótipos consigam ser quebrados. Assim como nós não gostamos que pensem que vivemos no meio da selva e nos transportamos por cipós, nenhuma população gosta de ser generalizada de maneira depreciativa.

A campanha já tem milhares de tweets compartilhando fotos. Elas mostram desde grandes estádios, arquitetura contemporânea e até a moda do continente. E ela vem crescendo mais a cada segundo.
Uma das organizadoras da campanha, Diana Salah, disse: "eu me envolvi porque cresci me sentindo envergonhada de minha terra natal, com imagens negativas que pintaram da África como um continente desolado".

"É tão importante mostrar a diversidade e a beleza da África que a grande mídia não mostra. A mídia social foi a saída perfeita. Claro, a guerra e a pobreza continuam a ser questões reais para muitos em um continente de mais de 1 bilhão de pessoas. Mas isso não significa que a África não seja mais do que isso", conclui.

Mostramos aqui algumas das fotos que foram compartilhadas nessa campanha. Elas mostram que o continente africano é bastante plural e não somente cheio de pobrezas como é retratado constantemente.

Próxima Matéria
Via    
Imagens Twitter
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+