icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Conheça o que cada tipo sanguíneo pode dizer sobre a sua saúde

POR PH Mota EM Ciência e Tecnologia 23/09/16 às 19h09

capa do post Conheça o que cada tipo sanguíneo pode dizer sobre a sua saúde

Quando se fala de tipo sanguíneo é importante saber que existem alguns riscos e benefícios associados com cada tipo. Cientistas estudam a relação do tipo sanguíneo com a saúde há anos e algumas descobertas recentes fizeram revelações surpreendentes sobre essas influências. Diferentes estudos ao redor do mundo mostraram forte relações entre os tipos e condições como fertilidade e doenças do coração, por exemplo.

Apesar dos estudos ainda serem precoces e inconclusivos no que diz respeito a causas e efeitos das conexões, eles comprovam a importância de saber o seu tipo sanguíneo: A, B, AB ou O. Cada uma das diferentes letras indica os tipos de antígenos que estão presentes em suas células vermelhas, com exceção do tipo O, que representa a ausência deles. É exatamente por essa falta de antígenos que pacientes com esse tipo sanguíneo podem ser considerados doadores universais.

Um adulto saudável possui em média de 4 a 6 litros de sangue circulando pelo corpo. O tipo desse sangue não representa só para quem você pode doar ou receber, mas também pode revelar padrões de saúde muito mais profundos.

Coágulos de sangue

Risco: Tipo AB

Um recente estudo dinarmaquês analisou cerca de 66 mil pessoas com mais de 30 anos e percebeu que existia uma relação do tipo sanguíneo com a formação de coágulos de sangue formados na perna que podiam chegar até os pulmões, coração ou mesmo no cérebro. Segundo os pesquisadores, as pessoas de sangue AB apresentaram 4% a mais de risco do que as do tipo O. O número pode parecer pequeno, mas com análises mais profundas foi possível perceber que pessoas com tipo AB que não estavam em nenhum grupo de risco - como de sobrepeso ou consumo de cigarro - apresentaram 20% dos coágulos.

Problemas cognitivos

Risco: Tipo AB

De acordo com cientistas da Universidade de Vermont, pessoas com o tipo AB tem 82% mais chances de desenvolver problemas de memória do que os outros tipos sanguíneos. Segundo uma das médicas que participou da pesquisa, Mary Cushman, os problemas podem estar ligados aos gerados pelos coágulos, já que que a alteração no sangue pode afetar funções do cérebro. Apesar disso, também existe a hipótese estar ligada e outros aspectos do sangue.

Fertilidade

Risco: Tipo O

A idade ainda é o fator mais importante quando se fala de problemas de fertilidade. Porém, vários estudos já encontraram relações entre o sangue de mulheres com o sistema reprodutivo. Um desses estudos realizados na Universidade de Yale encontrou que portadoras do tipo O tem duas vezes mais chance de ter a qualidade dos óvulos prejudicada. A pesquisa também encontrou que as mulheres de tipo A eram as mais protegidas da condição.

Câncer no sistema digestivo

Risco: Tipos AB e A

Aparentemente o sangue de tipo AB é o que apresenta maiores riscos à saúde. Um estudo realizado no Instituto Karolinska, da Suécia, descobriu que pessoas com esse tipo de sangue tem 26% a mais de chance de sofrer com câncer de estômago do que pessoas de sangue B ou O. Para pessoas de sangue A, o risco também é alto, 20% maior do que nos dois restantes. O estudo analisou mais de um milhão de pessoas num espaço de 35 anos e também conclui que os tipos AB e A são mais vulneráveis ao riscos de hábitos como o consumo de álcool ou cigarro.

Doenças do coração

Risco: Tipos A, B e AB

De acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard, as pessoas do tipo sanguíneo O têm menos risco de contrair doenças do coração do que as de todos os outros tipos. O maior risco é para pessoas do tipo AB (23%), seguido pelos tipos B (11%) e A (5%). Os pesquisadores analisaram mais de 77 mil pessoas por duas décadas e perceberam que a condição do tipo O está ligada a um componente químico espécifico do sangue que melhora a circulação.

Como dissemos, as relações de causa e efeito dos tipos sanguíneos na saúde ainda não são muito claras, por mais que os resultados apresentam as informações. De qualquer forma, agora que você já tem esse conhecimento, pode ter mais motivos para ficar de olho em sua saúde.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest